Clique e assine por apenas 7,90/mês

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização ao pescado

Ação que faz parte da Operação Semana Santa foi lançada na quarta-feira passada (5)

Por Agência Brasil - 12 abr 2017, 18h49

A Vigilância Sanitária fiscaliza durante todo o dia de nesta quarta-feira (12) mercados que comercializam pescado na cidade do Rio de Janeiro. Produtos comercializados ilegalmente serão inutilizados e estabelecimentos que estiverem oferecendo graves riscos ao consumidor, interditados.

A ação faz parte da Operação Semana Santa, lançada na quarta-feira passada (5) para inspecionar estabelecimentos que comercializam alimentos típicos das comemorações dessa data religiosa, com foco nas condições sanitárias do local e no acondicionamento ideal dos produtos.

Nesta quarta (12), as inspeções serão realizadas na Zona Oeste da capital fluminense, mas continuam em outras regiões até o Domingo de Páscoa (16). Os principais produtos das fiscalizações são pescado fresco, salgado e seco, sobretudo o bacalhau, ovos de Páscoa, chocolates e colomba pascal.

Os pontos prioritários das inspeções são as fábricas de chocolate e de produtos de panificação, supermercados, mercados, peixarias e distribuidores, bem como os pontos de venda de pescado e ovos de Páscoa em bombonieres e lojas de departamento.

Publicidade

As embalagens e a rotulagem dos produtos, as condições higiênico-sanitárias de armazenamento, o fracionamento, a manipulação e o modo de exposição para a venda são os principais quesitos avaliados.

A população também pode denunciar irregularidades à central de atendimento 1746. Todas as demandas serão encaminhadas aos técnicos da Vigilância Sanitária, que comparecerão aos estabelecimentos denunciados para avaliarem as condições higiênico-sanitárias e, caso necessário, aplicarem as penalidades previstas em lei.

Publicidade