Entre Trópicos ? 46º05?: Cuba/Brasil. Na Caixa Cultural, pares formados por uma obra de cada país são exibidos para definir afinidades e contrastes entre 22 artistas, metade de Cuba, metade do Brasil. Além de apontar caminhos da cena contemporânea, a mostra revela outro traço comum às duas seleções nacionais: a irreverência. Esse é o efeito da aproximação de Mapa da Série Assim É Se Lhe Parece, quadro do paulista Nelson Leirner, com Vermelho sobre Negro ? Suprematismo Genético ? 1960/2011, instalação de Fernando Rodríguez e Francisco de la Cal feita de doze bonecos de touro vermelhos montados em vacas pretas. Outra interação criativa traz guaches do carioca Alexandre Vogler, da série Pintura de Retoque, feita sobre quebra-cabeças, ao lado de dois óleos de Douglas Pérez. Um deles, La Gran República Bananera, peca contra o credo castrista: retrata uma paisagem estilizada de Havana e, nela, um grande letreiro, como o de Hollywood, cartão-postal da cidade americana de Los Angeles, em que se lê ?Habanana?.