Continua após publicidade

Upcycling: arquitetos transformam móveis e acessórios que iriam ao lixo

Resultado pode ser conferido na exposição “Transformers”, que acontece no CasaShopping até 5 de junho

Por Da Redação
13 Maio 2022, 12h53

Uma porta de garagem virou biombo; uma adega passou a ser biblioteca; um extintor de incêndio agora é luminária; mesas de chá e aparador empilhados, oratório; escultura de parede, base para mesa de centro; espuma de colchão, poltrona … Arquitetos e lojistas foram desafiados a dar vida nova a cerca de 50 peças, muitas vezes antes utilitárias, em acessórios e móveis de decoração. O criativo e surpreendente resultado pode ser conferido na exposição “Transformers”, que acontece no CasaShopping até 5 de junho. A ideia é mostrar como tudo pode ser reiventados e ganhar nova função.

+ Construído nos anos 60 em Ipanema, Hotel Everest fecha e terá novo destino

“Desafiamos os arquitetos a dar uma nova função a um objeto já existente; usar da criatividade para um novo uso na decoração” explica Eduardo Machado, superintendente do CasaShopping e idealizador da Mostra.

Upcycling: arquitetos transformam móveis e acessórios que seriam descartados
Sofá-cama?: na I Wanna Sleep, Vanessa Nascimento fez da espuma de colchão uma poltrona. (Casa Cor/Divulgação)

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Entre os arquitetos que criaram objetos e móveis, estão Giulliany Mendes e Yan Guhle (Zirath), autores da luminária que foi extintor de incêndio; Melanie Marie Schmid (Viterbo), que idealizou o banco que um dia foi cabeceira estofada de cama; Luciana Duque (Velha Bahia), responsável pelo biombo que teve dias de porta de garagem; Nado Grimberg (Almacén Thebaldi Galeria), que tornou esculturas uma mala retrô e uma taça de vinho; Teka Mesquista (Brisa Casa), criadora do oratório a partir de um aparador e de mesas de chá empilhadas; Kava Arquitetura (Ekko Revestimentos), que fez uma mesa com sobras de revestimentos de cerâmica; Ana Espinha (Novo Clássico), que tornou sobras de madeira em mesa de centro; Ana Paula Lacerda e Vanessa Dias (Dracena Home), que fizeram uma escultura de parede virar uma mesa de centro; Andrea Carminate (Art Des Caves), que transformou a adega em biblioteca; e I Wanna Sleep (Vanessa Nascimento), da espuma de colchão que agora é poltrona.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.