Exemplar! UFRJ ocupa topo de ranking de transparência de recursos públicos
Instituição federal subiu de 6,373 pontos, no último relatório, para 7,257 pontos de 10 no documento mais recente
Entre as universidades federais brasileiras, a UFRJ ficou em primeiro lugar no ranking de desempenho da transparência em recursos públicos. A informação vem do Relatório Foco em Custos (RFC), elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional, que apresenta uma visão geral dos custos do Governo Federal.
+ Prefeitura embarga construção no Joá, mas vizinhos dizem que obra continua
A instituição conquistou 7,257 pontos de 10 – uma performance acima do estudo anterior, em que a universidade somou 6,373 pontos. Na lista somente de instituições federais de ensino superior, a universidade ficou à frente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em segundo lugar, e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em terceiro.
Já entre todas as entidades do Governo Federal, a UFRJ foi avaliada na décima posição, seguida pela Indústria de Material Bélico (Imbel) e pelo Comando da Marinha. Quem lidera o ranking nacional é o Comando da Aeronáutica.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A pontuação é calculada com base nos critérios de regularidade (dois pontos), dispersão (um ponto), personalização (cinco pontos) e economicidade (dois pontos), que mensuram a qualidade da informação de custos. “O Relatório faz parte do esforço do Tesouro Nacional de oferecer à sociedade instrumentos de transparência acerca do uso dos recursos públicos, bem como fomentar entre os gestores governamentais o uso da informação de custos de forma alinhada às melhores práticas de governança pública”, afirma o Tesouro Nacional.