Trânsito na Avenida Brasil muda entre o Caju e a Linha Amarela
As alterações começam na madrugada de domingo (6) e fazem parte da mobilização da obra de construção do BRT Transbrasil

As obras do BRT Transbrasil na Avenida Brasil trazem novas mudanças para o trânsito, a partir das 5h de domingo (6). No trecho entre a Linha Amarela e o Caju, sentido Centro, a pista de concreto passará a funcionar como reversível. Paralelamente, haverá interdição de duas faixas na pista central, entre Caju e a Linha Amarela, sentido Deodoro. O acesso à Linha Vermelha será preservado para os veículos provenientes da Ponte Rio-Niterói e do Elevado do Gasômetro. A CET-Rio vai implantar sinalização específica para orientar e alertar os motoristas, além de painéis de mensagens variáveis, que estarão posicionados estrategicamente com a mesma finalidade. Confira maiores detalhas a seguir:
Principais medidas
A pista central, sentido Deodoro, terá duas faixas interditadas no pavimento flexível (asfalto) junto ao canteiro divisor, entre o Caju e a Linha Amarela.
A pista central de concreto, sentido Deodoro, permitirá a circulação única no sentido Deodoro.
A pista central de concreto, sentido Centro, será liberada ao tráfego de veículos e operacionalizada como pista reversível, entre o Caju e a Linha Amarela, conforme segue:
Das 5h às 12h – Sentido Centro;
Das 13h às 21h – Sentido Deodoro.
Linha Vermelha
Os veículos provenientes da Ponte Rio-Niterói e do Elevado do Gasômetro poderão acessar à Linha Vermelha, através de acesso exclusivo. Esses veículos deverão acessar à faixa no pavimento flexível (asfalto). Os veículos deverão se manter à direita.
Linha Amarela
Os veículos provenientes da Ponte Rio-Niterói e do Elevado do Gasômetro poderão acessar à Linha Amarela, através da pista central sentido Deodoro (concreto). Os veículos deverão seguir em frente.
Pista reversível
A pista reversível, sentido Deodoro, que será implementada das 13h às 21h, não permitirá o acesso às Linhas Vermelha e Amarela. Os veículos deverão acessar a pista à esquerda.
Viaduto de Benfica
Os veículos provenientes da Ponte Rio-Niterói, com destino ao Viaduto de Benfica, deverão acessar a pista lateral, utilizando a Avenida Rio de Janeiro (retorno do Into).
Os veículos provenientes do Elevado do Gasômetro, com destino ao Viaduto de Benfica, deverão acessar a pista lateral, na agulha próxima à passarela nº1.
Configuração Manhã – Das 5h às 12h

Configuração Tarde – Das 13h às 21h

Principais impactos no trânsito
São esperados impactos no fluxo de tráfego da Ponte Rio-Niterói e nas vias de acesso às avenidas Brasil; Presidente Vargas; Paulo de Frontin; Rio de Janeiro e Elevado do Gasômetro.
Rotas alternativas
- Linha Vermelha;
- São Cristóvão / Leopoldo Bulhões
- Av 24 de Maio