Continua após publicidade

Tombado, imóvel que foi do Barão de Mauá está à venda por R$ 4,2 milhões

Propriedade em Santa Teresa pertence a uma rede hoteleira e tem vocação comercial, segundo imobiliária

Por Redação
2 out 2023, 15h42
construcao-santa-teresa-rua-pascoal-carlos-magno-venda-milhoes
Casarão histórico: com aspecto de abandono na Rua Paschoal Carlos Magno (Google Maps/Reprodução)
Continua após publicidade

Com aspecto abandonado e anúncios de venda na fachada, um imóvel que abrigou figuras históricas do Rio em Santa Teresa está à venda por R$ 4,2 milhões. Trata-se da antiga propriedade de Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, que chegou por lá em 1837, numa época em que o trajeto ao bairro era feito em um lombo de burro.

+ Ministério da Justiça autoriza atuação da Força Nacional no Rio

Na década de 1940, funcionou também ali a Pensão Mauá, criada pela pintora Djanira. Diversos artistas brasileiros e estrangeiros usaram suas dependências, como o poeta Manuel Bandeira, o escultor polonês August Zamoyski, o músico alemão Henrique Boese, os artistas Carlos Scliar, Milton Dacosta, entre outros nomes. Posteriormente, o local funcionou como a escola Tomás de Aquino.

Tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), o terreno conta com 1.500 metros quadrados de espaço total e cerca de 600 metros quadrados somente da casa. A fachada do prédio está preservada, mas as laterais estão descaracterizadas.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A vocação do imóvel é comercial, uma vez que está situada em um endereço com bom movimento no bairro boêmio, na Rua Paschoal Carlos Magno. Segundo a Sergio Castro Imóveis, o atual proprietário da casa é uma rede internacional de hotelaria, que não levou para frente o projeto inicial previsto para o endereço.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

O dono da imobiliária, Cláudio André, afirma que a maior parte dos investidores que compram imóveis na região são estrangeiros. “Geralmente é um comprador que tem um plano de empreendimento para o local ou, como acontece muito em Santa Teresa, os estrangeiros, que investem milhões por ano na região. Chegam, se apaixonam e depois dizem: ‘Quero isso aqui’”, disse Cláudio ao G1.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.