Terra de Garrincha, Pau Grande vira patrimônio cultural imaterial do Rio

Com o título, o bairro de Magé, na Baixada Fluminense, se torna um patrimônio a ser conservado pelo estado e que precisa ser promovido e valorizado

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 jun 2023, 17h37
Praça com letreiro onde se lê eu coração (amo) Pau Grande
Pau Grande: letreiro no bairro onde nasceu Garrincha viralizou nas redes no ano passado (Twitter @ericFabreu/Reprodução)
Continua após publicidade

Conhecido por ser a terra natal do craque Garrincha, o bairro de Pau Grande, em Magé, na Baixada Fluminense, foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro. O governador Claudio Castro sancionou a lei que deu o título ao bairro nesta segunda (19).

O projeto de lei que propôs transformar o bairro em Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro foi protocolado em 2019 pelo então deputado estadual Renato Cozzolino, atualmente prefeito de Magé. Mas só foi aprovado definitivamente em maio deste ano, em sessão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

+ Pega o casaco: primeiros dias de inverno no Rio terão mínima de 12ºC

Segundo o relator do projeto, o deputado Carlos Minc, o objetivo da lei é homenagear o jogador e reconhecer o bairro. O título de Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro confere ao local uma espécie de proteção, já que ele se torna um patrimônio a ser conservado pelo estado e que precisa ser promovido e valorizado.

No ano passado, o bairro virou notícia quando uma foto com um letreiro com a frase “Eu ❤️ (amo) Pau Grande”, no mesmo estilo de outras cidades do mundo, como Amsterdã, viralizou.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.