Continua após publicidade

Com temperatura acima dos 40 graus, Rio é a capital mais seca do país

Massa de ar quente deve manter sua influência e amplitude até o dia 24 deste mês; ápice de todo esse calor está previsto para o próximo fim de semana

Por Da Redação
19 set 2023, 12h20

Em meio à onda de calor que atinge o Brasil nesta semana, o Rio foi a capital mais quente e mais seca nesta segunda (18), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade chegou a temperatura máxima de 38,3°C neste fim de inverno (o recorde do ano é 38,8°C), a frente de Palmas (38°C) e Teresina (37,4°C). Segundo o Sistema Alerta Rio, o calor foi ainda maior: em Irajá os termômetros chegaram a marcar 41 graus. O Rio também teve 18% de umidade relativa do ar, o que a tornou a capital mais seca do Brasil. O Inmet divulgou dois alertas sobre a baixa umidade em vários estados.

+ Leblon ganha calçada artística com homenagem a arquiteto morto em 2020

O calorão fora de época é devido ao posicionamento de um sistema de alta pressão sobre  o oceano, que leva ao predomínio de céu claro e sem previsão de chuva para os próximos dias porque o o bloqueio atmosférico impede a chegada de frentes frias. Uma massa de ar seco e quente, que persiste e é frequente no inverno, deve manter sua influência e amplitude até o dia 24 deste mês.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Segundo os meteorologistas, o ápice de todo esse calor está previsto para o próximo final de semana, entre os dias 23 e 24 de setembro, com destaque para o Rio, Curitiba e São Paulo, quando novos recordes de calor podem ser estabelecidos, segundo a Climatempo. O veranico só deve dar um refresco no meio da semana. De acordo com o Inmet, a partir de quarta (20), haverá uma diminuição da temperatura no estado e há possibilidade de chuvas isoladas na quinta (21). Ainda assim, os termômetros devem registrar temperaturas acima dos 30°C. O calor deve voltar com mais força na sexta (22). A orientação dos especialistas é de que seja evitada a exposição excessiva ao sol, especialmente entre 10h e 16h; uso de protetor solar e muita hidratação.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.