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Setor audiovisual cresce 56% em três anos e movimenta 4 bilhões em um ano

Décimo lugar em movimentação econômica no Rio, setor emprega mais de 20 mil trabalhadores, segundo estudo inédito da prefeitura do Rio

Por Da Redação
25 out 2024, 16h07
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Rio de Janeiro: cidade com o maior número de diárias de filmagem da América Latina, com 7,9 mil autorizações emitidas pela Rio Film Commission em 2023. (Riotur/Fernando Maia/Divulgação)
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Numa performance cinematográfica, o setor audiovisual carioca cresceu 56,2% nos últimos três anos, pós-pandemia, provocando um impacto de R$ 4,2 bilhões em 2023. Décimo lugar em movimentação econômica no Rio, o setor  emprega mais de 20 mil trabalhadores  e se consolidou como um dos principais motores da economia local. Os dados estão no estudo “Economia do Audiovisual Carioca”, realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE) e de Cultura (SMC), além da RioFilme, divulgado nesta quarta (24).

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“Tem uma coisa que é o legado intangível, que é a construção da imagem. Essa indústria do audiovisual é muito mais do que se arrecadou de ISS (Imposto sobre Serviços), de empregos que foram gerados. O nosso grande ativo, que nos diferencia dos outros lugares, é esse conjunto chamado Rio de Janeiro, que tem o Antônio Cícero, a Tia Surica na Portela, tinha o Nelson Sargento, toda essa produção cultural tão viva. As pessoas querem ficar com o Rio, namorar o Rio, casar com o Rio. E esse desejo é construído pelas nossas belezas naturais, mas a partir daquilo que essa produção cultural, especialmente no audiovisual, desenvolveu sobre a marca da nossa cidade”, disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes, garantindo que vai continuar ampliando os investimentos no audiovisual e destacando a importância dessa indústria para a cidade.

O levantamento detalha a repercussão econômica do setor no  município e sua importância ao gerar empregos qualificados, com baixo impacto ambiental e com forte efeito multiplicador. Há dados sobre faturamento, abertura de postos de trabalho, sobre a representatividade da produção audiovisual carioca no Brasil e no mundo e arrecadação de impostos. Em 2023, por exemplo, foram arrecadados no Rio R$ 72,1 milhões em ISS, provindos do setor.

Entre 2021 e 2023, a prefeitura investiu, por meio do programa Pró-Carioca Audiovisual da RioFilme, R$ 139,4 milhões no setor audiovisual. Somente no ano passado, foram aplicados R$ 60,8 milhões, incluindo recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo. O Rio também se destacou como a cidade com o maior número de diárias de filmagem da América Latina, com 7,9 mil autorizações emitidas pela Rio Film Commission em 2023, superando grandes centros internacionais como Paris e Cidade do México.

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Desde 2021, os editais da RioFilme têm dispositivos inclusivos, por meio de pontuações adicionais a propostas lideradas por mulheres, negros, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans. Proponentes cuja sede estão localizadas em áreas de IDH mais baixo – como nas zonas Norte, Oeste, com exceção de Barra e Recreio, e moradores de favelas das áreas central e Zona Sul, também recebem pontuações adicionais, ampliando a possibilidade de seleção. Para se ter uma ideia, entre 2021 e 2023, a RioFilme recebeu 2.905 propostas, 18% de pessoas sediadas em áreas de menor IDH. Desse grupo, 29% foram escolhidos – uma diferença de 61% entre inscritos e selecionados –, atestando a qualidade dos projetos de proponentes em áreas de IDH baixo. O aumento da proporção entre inscritos (26%) e selecionados (45%) é ainda mais expressivo entre propostas lideradas por pessoas negras, indígenas, trans ou com deficiência – diferença de 73%.

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