Continua após publicidade

Os serviços que seguem fora do ar após ataque hacker ao site da Prefeitura

A emissão do CadÚnico, da Nota Carioca e o pagamento do IPTU são alguns dos serviços que foram afetados. Ainda não há previsão de retorno

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 ago 2022, 13h10 - Publicado em 17 ago 2022, 13h06
Foto mostra computador com linguagem html
Ataque hacker: sistema segue afetado desde o dia 15 de agosto (Reprodução/pixabay)
Continua após publicidade

O site da Prefeitura do Rio segue com serviços suspensos pelo terceiro dia, após um ataque hacker sofrido pelo sistema na segunda (15). Entre os serviços afetados, está a emissão do CadÚnico nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), os demais tipos de atendimento, como serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, orientações e serviços de documentação civil, entre outros, estão funcionando normalmente nas unidades.

+ Denúncia: cantora detalha em vídeo tentativa de sequestro em carro de app

A emissão de nota fiscal, pagamento do IPTU e do Imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI), e outros serviços da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento (SMFP) também seguem suspensos. O órgão, no entanto, afirma que a arrecadação não deve ser afetada pelo período de paralisação. O que for pago após o vencimento, que ocorre nos primeiros dias úteis do mês, terá o mesmo valor até o último dia útil de agosto.

Quanto à Nota Carioca, os contribuintes do Imposto sobre serviços (ISS) que usam o sistema podem emitir um Recibo Provisório de Serviço (RPS), obtido pela internet ou em papelarias, e realizar a substituição posteriormente. A Secretaria de Fazenda também deverá publicar uma resolução para desconsiderar como dias úteis os dias de paralisação.

Compartilhe essa matéria via:

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), O atendimento a pacientes nas unidades de saúde municipais não foi afetado. no entanto, alguns locais não conseguiram realizar a inserção de pedidos de exames e consultas nos sistemas de regulação. Já o Painel Rio Covid-19, atualizado diariamente com dados sobre o contágio da doença na cidade, permanece sem funcionamento.

Em nota, a prefeitura afirma que técnicos da  Empresa Municipal de Informática (IplanRio) conseguiram avanços significativos nas últimas 12 horas para o restabelecimento total do Datacenter, tendo reassumido nesta madrugada o controle da administração e dos sistemas na rede. Apesar disso, os serviços deverão ser mantidos off-line até a recuperação total da segurança do sistema.

+ Preso há um ano e devendo bilhões, Faraó dos Bitcoins agora é candidato

O retorno completo do portal e das páginas de serviço ainda não tem previsão. Mas a expectativa é que o Diário Oficial do município volte a ser publicado nesta quinta (18). Já as plataformas do Centro de Operações (COR), da central de atendimento 1746 e do Táxi.Rio operam normalmente.

Continua após a publicidade

“A prefeitura pede a compreensão dos cariocas e ressalta que os servidores da Iplan trabalham para que o sistema volte a sua normalidade o mais rápido possível. O ataque hacker ao Datacenter municipal, sofrido na madrugada de segunda-feira, já foi registrado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) para que o responsável possa ser identificado e punido”, diz trecho da nota divulgada pela prefeitura.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.