Sérgio Cabral desiste de demolir Estádio de Atletismo Célio de Barros

No início da semana, governador há havia voltado atrás nas decisões em relação ao Parque Aquático Julio Delamare e ao prédio do antigo Museu do Índio

Por Thaís Meinicke
Atualizado em 5 dez 2016, 14h17 - Publicado em 2 ago 2013, 19h47
maracana.jpg
maracana.jpg (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade

O governador Sérgio Cabral anunciou, nesta sexta (2), a paralisação das obras de demolição do Estádio de Atletismo Célio de Barros, no Complexo do Maracanã. A decisão foi tomada após uma reunião no Palácio Guanabara, da qual participaram o presidente da Federação de Atletismo do Rio, Carlos Alberto Lancetta, os secretários Régis Fichtner e André Lazaroni, o vice-governador Luiz Fernando Pezão e o presidente do Consórcio Maracanã, João Borba.

Em uma coletiva de imprensa após a reunião, Cabral afirmou que, com a manutenção do espaço, atende a solicitações da sociedade civil, do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Justiça do estado. Acuado pelas manifestações populares que pedem pela sua saída, o governador já havia desistido, esta semana, da demolição do Parque Aquático Julio Delamare. Os planos em relação ao antigo Museu do Índio também foram revistos e o imóvel passará a ser um centro de estudos da cultura indígena, ao invés de abrigar o Museu Olímpico, como havia sido anunciado anteriormente.

Durante todo o período de obras no estádio, Cabral defendeu que a demolição dos equipamentos esportivos era essencial para cumprir com as exigências da Fifa para a Copa de 2014. No projeto original do Novo Maracanã, a área daria lugar a estacionamentos e espaços com bares e lojas. Com as mudanças, o Consórcio Maracanã, que venceu a licitação para administrar o complexo, terá vinte dias para decidir se aceita as novas condições.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.