Bom não só pra cachorro: selo garante direito de ir e vir dos pets no Rio
Cinquenta bares, restaurantes, hotéis, shoppings e salões de beleza já receberam o certificado que assegura boas vindas aos animais de estimação
Aos poucos, eles vão marcando território. Outrora enxotados de ambientes públicos fechados, os animais domésticos foram sendo cada vez mais acolhidos em todo canto. Até nos supermercados do Rio, que desde 2022 se tornou a primeira cidade do país a permitir, por decreto municipal, a entrada e circulação deles nesses locais.
+ Paz, amor e gentileza: Cores da Brasil leva rosa e branco à Linha Vermelha
+ Museu da Pelada promove resenhas históricas na Cobal
Agora, cães e gatos também podem acompanhar seus tutores em corridas do Uber Pet, preferencialmente dentro de bolsas ou caixas de viagem, com coleiras e focinheiras. No fim do ano passado, a prefeitura, não por acaso, criou um selo para identificar estabelecimentos pet friendly.
+ 5 427 animais marinhos foram achados mortos ou debilitados no Rio em 2023
+ Programa família: Tabladinho cultural abre espaço para pais e filhos
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
De lá para cá, cerca de cinquenta bares, restaurantes, hotéis, shoppings e salões de beleza já receberam o certificado, e outros vinte estão em processo de liberação. “O selo garante não só o direito de ir e vir dos tutores, mas, sobretudo, dos animais de estimação”, esclarece Flávio Ganem, secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais. Uma iniciativa boa — e não é só para cachorro.