Continua após publicidade

Segunda via de carteira de motorista já pode ser solicitada pela internet

Pedido simplificado pode ser feito pelo site do Detran; motorista só precisa comparecer ao posto para pegar o documento

Por Da Redação
25 out 2022, 13h18

Conseguir uma segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está mais fácil a partir desta terça (25). O Detran.RJ lançou o processo simplificado de pedidos da segunda via do documento de maneira totalmente virtual, pelo Posto Digital do Detran.RJ. Assim, usuários não precisarão agendar o atendimento presencial em postos físicos e só será necessário comparecer à unidade na hora de receber a nova carteira.

+ Meia maratona inédita no Rio terá chegada no pôr do sol do Corcovado

Para que o pedido possa ser feito pelo posto digital, os usuários não poderão fazer qualquer mudança de dados cadastrais na CNH, já que o sistema do Detran.RJ vai aproveitar a foto e os dados biométricos registrados no órgão para produzir nova cópia impressa e digital do documento. Caso haja a necessidade de alterações de dados, será preciso comparecer a um posto.

A segunda via de CNH é solicitada nos casos de extravio, dano ou rasura, e roubo ou furto do documento original, sempre dentro do prazo de validade. No posto Digital, será obrigatório indicar o número do Duda pago pelo serviço de segunda via (código 214-3, no valor de R$ 173,03). Usuários com direito à isenção da taxa do Duda continuarão agendando o atendimento presencial. É o caso de vítimas de furto ou roubo que apresentarem o Registro de Ocorrência e dos idosos. Vítimas de furto, no entanto, poderão optar por requerer a segunda via no Posto Digital caso decidam pagar o Duda.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Lançado pelo Detran.RJ em 2021, o posto digital está disponível no site do Detran.RJ (www.detran.rj.gov.br) e permite ao usuário se conectar ao sistema do Detran, usando login e senha, para realizar procedimentos e obter documentos. Desde julho, já é possível solicitar, de forma simplificada, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação. Neste caso, os usuários podem comparecer a um posto, sem necessidade de agendamento, apenas para tirar uma nova foto e fornecer as impressões digitais. Para acessar o Posto Digital, o usuário precisa ter cadastro no portal gov.br, do Governo Federal.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.