Copacabana tem esquema especial de trânsito para a festa
A partir de quinta (31), às 7h, a Avenida Atlântica será interditada. O bloqueio total começa às 15h
A Prefeitura do Rio preparou um esquema especial de trânsito para minimizar os transtornos da região de Copacabana durante o réveillon. As mais de 2 milhões de pessoas esperadas, sendo cerca de 857 mil turistas, precisam ficar atentas às alterações nas vias de acesso ao bairro.
+ Hotéis da Barra terão queima de fogos na virada do ano
A partir de quinta (31), às 7h, a Avenida Atlântica será interditada junto à orla para implantação da área de lazer. Já a pista próxima aos edifícios terá a mão invertida, como ocorre nos domingos e feriados. O bloqueio total da via começa às 15h.
O estacionamento de veículos nas principais vias de Copacabana será proibido a partir das 6h desta quarta (30), inclusive para os moradores do bairro. O metrô contará com quatro estações abertas (Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e General Osório) para atender o público.
Os acessos ao bairro serão fechados a partir das 18h e estão previstos bloqueios nas vias que ligam Copacabana a Ipanema, Lagoa (Corte de Cantagalo), Túnel Velho e Enseada de Botafogo. Entre 18h e 22h, o trânsito continua liberado para ônibus de linha regular, táxis e veículos portadores do cartão de”trânsito livre”. A reabertura total acontece na sexta (1º), às 5h, mas a Avenida Atlântica continuará interditada até as 10h, quando a pista junto aos prédios será liberada com tráfego no sentido inverso, do Posto 6 para o Leme. A via reabre por completo às 19h, com fluxo normal em todas as pistas.
O estacionamento estará proibido em dezenas de vias. Confira a lista completa no site da Prefeitura do Rio.
INTERDIÇÕES EM OUTROS BAIRROS
As Avenidas Vieira Souto, em Ipanema, e Delfim Moreira, no Leblon, terão a pista da orla fechada a partir das 18h e permanecerá assim até as 19h do dia seguinte. A pista juntos às edificações terá mão reversível.
Na enseada de Botafogo, táxis e veículos de passeio estão proibidos de circular a partir das 20h de quinta (31) às 5h de sexta (1º). O acesso é livre apenas para ônibus de linha regular.
O esquema especial de trânsito também serve para o Aterro do Flamengo, que terá suas vias fechadas a partir das 20h. A reabertura será na sexta (1º), às 19h.
COMO CHEGAR E SAIR DO EVENTO
Para acessar a área evento, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado, bicicleta ou o deslocamento a pé. Quem for de metrô deve utilizar as estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório. O Metrô Rio montou esquema especial com venda antecipada dos bilhetes para uso em horários predeterminados. Veja como comprar no site do Metrô Rio.
Em direção à Zona Norte e ao Centro
Embarque 1 – Enseada de Botafogo (Av. das Nações Unidas)
CENTRO (PISTA SENTIDO CENTRO)
Troncal 1— Central
Troncal 2 — Rodoviária
2017 — Rodoviária
413 — Muda
415 — Usina
455 — Méier
474 — Jacaré
475 — Méier
484 — Olaria
Obs.: As linhas regulares que passam pela Praia de Botafogo e não acessam o bairro de Copacabana, não terão seus trajetos alterados. Já as demais linhas terão seus itinerários alterados para as ruas São Clemente e Voluntários da Pátria, de acordo com o sentido.
Para a Rocinha e Zona Oeste
Embarque 2 – Ipanema (Rua Prudente de Morais, a partir da Rua Vinícius de Moraes)
Integrada 1— Alvorada (via Av. das Américas/Lagoa-Barra)
Integrada 2 — Alvorada (via Av. Lúcio Costa)
Integrada 6 — Cidade de Deus
Integrada 8 — Recreio/Barra Sul
Integrada 9 — Piabas
557 — Rio das Pedras
2115 — Pechincha
2333 — Recreio
2334 — Campo Grande
2335 — Santa Cruz
2338 — Campo Grande
539 — Rocinha
ÔNIBUS DE TURISMO
Não poderão estacionar em Copacabana e nos bairros do entorno (Ipanema, Lagoa, Urca, Botafogo). O estacionamento deverá ser realizado na área do Teleporto. Não haverá áreas de estacionamento, o que, aliado às diversas interdições previstas e ao grande número de pessoas esperado, não é recomendada a utilização de veículo particular.