Rubem César Fernandes e Hugo Coque

O antropólogo que criou uma das ONGs mais ativas da cidade tem muito em comum com um sonhador tenente da PM lotado em uma Unidade de Polícia Pacificadora

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 5 dez 2016, 16h04 - Publicado em 8 set 2011, 20h39
Fotos: Fernando Lemos Produção: Daniela Arend
Fotos: Fernando Lemos Produção: Daniela Arend (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade

Fundador do Viva Rio, em 1993, Rubem César Fernandes logo ficou associado ao fenômeno das ONGs. Hoje, no entanto, rejeita o rótulo de “ongueiro”. Perdeu o gosto pela expressão, pois ela “ficou comprometida”. Prefere ser chamado de antropólogo e empresário social. À frente da organização, comandou ações como o Reage Rio (“Lembro das pessoas na gare da Central gritando frases da campanha”) e foi figura-chave na criação do Estatuto do Desarmamento. Nascido em Niterói mas radicado no Leme, ele diz que nunca teve a pretensão de virar parlamentar. “Em 1968, não gostei da invasão da Checoslováquia pela União Soviética. Ali percebi que política partidária não era a minha.” Entusiasta das chamadas forças sociais alternativas, é exatamente por isso que admira tanto o trabalho em tempo integral do tenente Hugo Coque, 25 anos, lotado na Unidade de Polícia Pacificadora do Morro da Babilônia. Em seus plantões, devidamente fardado, o PM faz o patrulhamento do local. Fora do serviço, à paisana, ele vai à favela do mesmo jeito, a fim de ouvir as demandas dos moradores. Dessa forma, abriu um canal de comunicação importante e contribui para uma causa que Rubem César Fernandes ajudou a semear: a construção da cidadania.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.