Número de roubo de carros na Grande Tijuca sobe 90% em relação a 2023
Asssaltos na rua, homicídios e estupros também cresceram, de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP)
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) indicam que houve um aumento de 93,7% no número de roubos de carro em janeiro e fevereiro de 2024, em relação ao mesmo período do ano passado, considerando os bairros de Tijuca, Vila Isabel, Andaraí, Grajaú e Alto da Boa Vista.
+ Ao lado de Cláudio Castro, Lula diz que é urgente enfraquecer a milícia
No período em questão houve 153 registros, contra 79 em 2023. Somente em fevereiro deste ano foram 87, contra contra 49 do ano passado. Em janeiro e fevereiro foram registrados também 400 roubos de rua, incluindo roubos a pedestres, a celulares e em ônibus.
Os crimes de roubos de veículos e de rua fazem parte da categoria de indicadores estratégicos do ISP assim como a letalidade violenta, que inclui os crimes de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, morte por intervenção de agente do Estado e roubo seguido de morte. Entre janeiro e fevereiro deste ano, foram seis homicídios registrados na região, quatro casos a mais do que o mesmo período do ano passado.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Além desses, também houve crescimento em casos de estupro, sendo 14 cometidos este ano. Em janeiro e fevereiro de 2023, foram quatro. Em relação a tentativas de homicídios, foram 11 nos dois primeiros meses de 2024 e nove no mesmo período do ano passado.