Roubo de carros tem relação com expansão do tráfico, diz Polícia Civil

Corporação calcula que cerca de 80% dos crimes do gênero são praticados por integrantes das quadrilhas e facções

Por Redação
3 fev 2025, 13h49
Além de dois carros apreendidos, a PM encontrou grande quantidade de ferramentas e peças que seriam revendidasDivulgação / PMERJ
Roubo de carros: aumento na estatística, e desmonte por quadrilhas de traficantes (Polícia Militar do Rio de Janeiro/Divulgação)
Continua após publicidade

Após a divulgação da estatística que apontou o número de 84 carros roubados por dia no estado, em 2024, um aumento de 40% em relação ao ano anterior, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), a Polícia Civil se posicionou e relacionou o crime ao tráfico de drogas cujas quadrilhas dominam de forma crescente amplos territórios no Rio.

+ Como opera quadrilha que invade prédios da Zona Sul para roubar imóveis

Foram contundentes as palavras de Felipe Curi, secretário de Polícia Civil: “Essa conversa de guerra às drogas já acabou há muito tempo. Hoje, a droga é apenas mais uma fonte de renda, soma-se aos roubos e à exploração de serviços nos territórios. O roubo de carro é uma fonte de dinheiro muito importante para esses grupos, por isso funciona de forma organizada, até com gerentes. Por meio dessa renda eles ajudam a financiar a caixinha das facções e as guerras“, afirmou o secretário ao jornal o Globo. Segundo Felipe, cerca de 80% dos roubos de carros são praticados por integrantes das quadrilhas e facções do tráfico.

Compartilhe essa matéria via:

Belford Roxo, na Baixada Fluminense, é o dono do maior número de carros roubados, com 1.881 casos comunicados no ano passado à 54ª DP. A região concentra também uma nova modalidade de roubo citada pela polícia: os criminosos anunciam a venda de um carro, combinam um encontro com o comprador e cometem o assalto e a extorsão, usando também os dados bancários da vítima para fazer transferências. Mais de 30 casos desse tipo já foram registrados na região, e 13 pessoas foram identificadas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.