Por que Rogério Andrade será transferido para presídio federal no MS

Bicheiro acusado de ser o mandante da morte do rival, Fernando Iggnacio, já teve dois pedidos de habeas corpus negados e segue em Bangu I

Por Da Redação
6 nov 2024, 14h43
rogerioa-andrade-preso
Rogério Andrade: 'chefe de grupo criminoso voltado para a prática de diversos crimes, como homicídio, corrupção, contravenção e lavagem de dinheiro, com contatos em órgãos de segurança estaduais'. (MPRJ/Divulgação)
Continua após publicidade

Preso na semana passada, o bicheiro Rogério de Andrade deve ser transferido para um presídio federal,no Mato Grosso do Sul. A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) recomendou à Justiça que o patrono da Mocidade Independente de Padre Miguel acusado de ser o mandante da morte do rival, Fernando Iggnácio, seja transferido para o presídio de segurança máxima de Campo Grande. É lá que está o deputado Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar a vereadora Marielle Franco.

+ Plano Verão da prefeitura inclui obras para evitar enchentes na cidade

A 1ª Vara Criminal da Capital, no Rio de Janeiro, já determinou que Andrade seja levado para um presídio federal de segurança máxima com Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). A transferência ainda não foi feita porque era preciso primeiro que a Senappen, que é subordinada ao Ministério da Justiça, escolhesse a unidade mais adequada para encaminhá-lo – além de planejar o esquema de logística e segurança. Preso no dia 29 de outubro, o bicheiro está isolado em uma cela do presídio Bangu I, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio.

A recomendação sobre a transferência costuma ser o resultado de uma análise de inteligência que leva em conta o perfil do preso, quem estará com ele na unidade penitenciária e ainda o contexto do crime de que ele é acusado. A Penitenciária Federal de Campo Grande, localizada numa área rural, tem 12,6 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 208 presos em celas individuais. O presídio considerado de segurança máxima possui equipamentos de última geração, como aparelho de raios X, de coleta de impressão digital e detectores de metais de alta sensibilidade. Assim como a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná o presídio foi construído para abrigar criminosos de alta periculosidade, que comprometam a segurança dos presídios, possam ser vítimas de atentados ou estejam em RDD.

O Tribunal de Justiça do Rio já negou dois pedidos de habeas corpus em favor do bicheiro. O primeiro pedia a revogação da prisão preventiva. Já o segundo solicitava a suspensão dos efeitos da decisão que determinou a inclusão de Rogério Andrade no Regime Disciplinar Diferenciado.

Continua após a publicidade

+ Como Rogério Andrade ordenou morte de rival através de aplicativo

+ Por que bicheiro Rogério Andrade vai ser transferido para presídio federal

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.