Continua após publicidade

Rodrigo Abreu: “A tecnologia vai caminhar junto com a arte”

Convidado do projeto "Os planos da retomada", o CEO da Oi acredita no potencial dos recursos digitais como ferramenta para a democratização da cultura

Por Bruna Motta
Atualizado em 10 jun 2020, 13h39 - Publicado em 9 jun 2020, 19h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Rodrigo Abreu: o empresário é o CEO da Oi  (Oi/Divulgação)

    Rodrigo Abreu, CEO da Oi, foi o segundo convidado da série Os Planos da Retomada, que busca debater com executivos e empresários soluções e estratégias para reeguer o Rio diante da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. O bate-papo aconteceu nesta terça (9), no Instagram da Veja Rio, e foi conduzido pela editora-chefe da revista, Fernanda Thedim, que abordou desde as mudanças no dia a dia da empresa até o uso da tecnologia na arte. Abaixo, alguns trechos da conversa:

    Publicidade

    +Léo Paixão: “Vale mais a consistência do que a genialidade pontual”

    Publicidade

    Empresas do futuro

    “Não há dúvidas de que mudanças vão acontecer dentro das empresas após a pandemia. Por exemplo: fizemos uma pesquisa com os funcionários, para saber como estava a percepção deles com relação ao home-office, e mais de 90% do nosso time disse que estava mais produtivo. É um modelo que deve ganhar força mesmo com o fim da quarentena.”

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    +Lisht Marinho: “O que faz uma marca ser grande são grandes histórias”

    Novos modelos

    Publicidade

    “Hoje, no Brasl, temos 30% das lojas abertas e estamos caminhando para 40%. Mudamos todo o protocolo de atendimento, mas enquanto não voltamos à normalidade, também começamos a testar novos modelos de serviços. Certamente será um processo longo e cuidadoso, mas acompanhado de muita inovação em todos os setores da economia.”

    Continua após a publicidade

    O desafio da retomada

    Publicidade

    “É preciso voltar de maneira organizada. Temos demografias diferentes, demanda sociais diferentes, são muitos aspectos envolvidos. Ficou muito claro, durante a pandemia, que não podemos pensar apenas no indivíduo. Somos um ecossistema. Não adianta você estar bem, com saúde, com emprego, se você não pode sair de casa. É hora de pensar no coletivo”

    Tecnologia é uma arte

    Publicidade

    “O brasileiro é um dos povos que mais gosta de tecnologia. Basta ver o caso das lives e como elas têm feito sucesso. Em pouco tempo, passamos a criar as maiores lives do mundo. É a maior prova de que a tecnologia não vai substituir a arte, ela vai caminhar junto, inclusive ampliando o acesso à cultura. Alguém na Holanda pode visitar o Oi Futuro, como eu posso ver hoje pelo meu computador um museu no interior da Europa.”

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Musehum on-line

    “Reinaugurado em janeiro de 2020, o Museu das Humanidades e Comunicações, agora Musehum, que funciona no Oi Futuro, está com várias atividades digitalizadas (webinars e espetáculos teatrais) e a partir de 15 de junho também disponibilizará parte do acervo pela internet. Serão 3,8 mil itens históricos à disposição do público, 95% deles nunca exibido ao público.”

    Investimentos à vista

    “Ampliar a rede de fibra ótica, garantindo assim uma internet ainda melhor, é a grande aposta da companhia. Por mês, o Oi Fibra fica disponível em mais de 400 mil domicílios, o que resulta em média em 100 mil novos usuários conectados por mês. Em maio, a companhia atingiu a marca de 1 milhão de clientes de fibra ótica em 112 cidades de todas as regiões do país e estamos trabalhando para dobrar esse número até o fim do ano. Para isso, será necessário um grande investimento em infraestrutura.”

    Continua após a publicidade

    O impacto digital

    “O coronavírus acelerou um processo de digitalização que já estava em curso há alguns anos. Em 2 meses, as compras online triplicaram. Nosso atendimento por inteligência artificial, por exemplo, subiu 200% neste período. A exploração dos recursos digitais vão crescer ainda mais e vieram para ficar, até pela praticidade que oferecem no nosso dia a dia.”

    As entrevistas do projeto “Os planos da retomada” acontecem sempre às terças, às 15h, pela Instagram da Veja Rio. Para as próximas semanas já confirmaram presença no bate-papo virtual  o presidente da Fecomércio Antonio Queiroz, o CEO da Dream Factory Duda Magalhães, e o diretor da Multiplan Gabriel Palumbo.

    Continua após a publicidade
    View this post on Instagram

    Toda terça, VEJA Rio recebe executivos e empresários cariocas para discutir soluções e estratégias para a cidade diante da pandemia do novo coronavírus.

    A post shared by Veja Rio (@vejario) on

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 49,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.