Efeito Rock in Rio: preço de diárias em hotéis da cidade sobe até 80%
Alto preço não afastou o público: Galeão espera receber 380 voos extras, com 47 mil passageiros - 200% a mais do que na edição de 2022 do festival
O Rock in Rio acontece na Cidade do Rock, mas a velha lei da oferta e da procura mexe com todo o Rio de Janeiro. A 40ª edição do evento, que promete atrair 700 mil pessoas e movimentar R$ 2,9 bilhões na economia carioca, fez o valor médio das reservas em hotéis para de 12 a 21 de setembro subir 79,5% entre agosto e setembro, segundo a Onfly, maior travel tech B2B da América Latina. O levantamento mostra também um acréscimo de apenas 26,8% (2024) no preço das passagens aéreas no período, frente aos 30,8% registrados na edição de 2022 do festival.
+ Será que vai chover? Como fica o tempo no primeiro fim de semana de Rock in Rio
O Airbnb registrou um aumento de mais de quatro vezes nas buscas por acomodações na cidade nos dias de Rock in Rio, com reservas quase três vezes maiores em comparação à média dos últimos 12 meses. Curiosamente, a proximidade do Parque Olímpico, onde fica a Cidade do Rock, não parece ter sido o principal critério de escolha dos que vem assistir aos shows, segundo a plataforma. Embora a Barra da Tijuca, onde o festival será realizado, tenha ficado em terceiro lugar, bairros icônicos do Rio, como Copacabana e Ipanema, lideram as preferências dos hóspedes. Seja por conta das praias ou pela vida noturna agitada e cheia de atrações locais, também estão entre os bairros mais reservados para o período Leblon e Botafogo.
O Aeroporto Internacional do Rio espera receber cerca de 380 voos extras lotados de gente que vem ao Rock in Rio. A estimativa é que esses voos adicionais movimentem aproximadamente 47 mil passageiros. Em comparação à edição anterior, de 2022, a concessionária projeta um aumento de 200% no número de viajantes e 130% no total de pousos e decolagens. As cinco principais origens e destinos domésticos desses voos extras são: São Paulo (SP), Salvador (BA), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
As cooperativas de táxi conveniadas e os aplicativos de transporte que operam no aeroporto também contarão, no período do festival, com frota reforçada para atender a demanda. Além disso, o RIOgaleão, concessionária que opera o terminal, será ponto de partida do Primeira Classe, ônibus executivo que leva até a Cidade do Rock, que sairá do Terminal de Passageiros 2 entre os portões B e C do Desembarque (1º andar).