Rio registra 39,2 graus no inverno e temperatura pode subir ainda mais
Temperatura pode chegar acima de 40ºC nesta quinta (24). Aproximação de frente fria traz chuva para os próximos quatro dias
Os cariocas precisam lidar com temperaturas próximas aos 40ºC até no inverno. Nesta quarta (24), a cidade registrou um recorde de temperatura do mês de agosto: termômetros em Irajá, na Zona Norte, marcaram 39,7ºC. A maior temperatura registrada neste período até o momento tinha sido de 38,7 ºC, em 31 de agosto de 2019.
+ Homem morto após show de Wesley Safadão teria sido expulso por seguranças
O recorde atual de temperatura do inverno carioca é de 41,6 ºC, registrado em 12 de setembro de 2019, em Irajá. De acordo com o Alerta Rio, as temperaturas altas nesta semana são causadas pela atuação de uma massa de ar quente e seca na região central do Brasil, junto ao impacto do fenômeno El Niño — mesmo efeito que afetou o inverno de 2019.
E a previsão é de ainda mais calor: a máxima pode ultrapassar os 40ºC na capital fluminense nesta quinta (24). A umidade relativa do ar também poderá ficar abaixo dos 30% em alguns pontos da cidade, o que alerta para a necessidade de cuidados para evitar a desidratação e o agravamento de doenças respiratórias. Devido ao tempo seco, o dia não ficará tão abafado quanto o comum no verão.
Ainda nesta quinta (24), a aproximação de uma frente fria pelo oceano causará o aumento de nebulosidade na cidade. A partir do final da noite, a previsão é de chuva fraca a moderada. Os ventos também estarão moderados, com rajadas ocasionalmente fortes. A máxima prevista é de 41ºC e a mínima de 19ºC.
Chuva fraca a moderada é também a previsão para os próximos quatro dias. De sexta (25) a segunda (28), o céu deverá permanecer carregado de nuvens. As temperaturas caem, com máximas previstas abaixo dos 30ºC e mínimas que não devem passar de 16°C.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui