Bem-vindo, inverno! Rio teve o outono mais quente dos últimos 22 anos
Nova estação chega às 17h50 desta quinta (20) também com temperaturas acima da média; longo período sem chuva tem deixado o mar com cara de Caribe
O outono se despede do Rio nesta quinta (20) travestido de verão: teve a média de temperatura mais alta para a estação nos últimos 22 anos. Mesmo com a chegada do inverno, às 17h50, o chamado veranico continua, pelo menos até segunda (24). Com ele, os termômetros em alta e menos chuva do que o esperado para esta época do ano. Embora a média de temperatura nas tardes de junho seja de 26°C, este ano ela ficou em 31°C.
+ Obra da discórdia no Humaitá: MP vai investigar supostas irregularidades
“Teremos dias frios, principalmente a partir da segunda quinzena de julho, mas serão intercalados por temperaturas mais altas. O inverno de 2024 também será lembrado pelo calor”, explicou à TV Globo a meteorologista do Climatempo Hana Silveira. A previsão é de um pouco de frio apenas na segunda quinzena de julho, com a chegada da La Niña. O tempo seco e quente deve permanecer por mais cinco dias, com temperaturas passando dos 30°C. Na segunda (24), a previsão é que os termômetros marquem 35°C.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O longo período sem chuva – não cai quase nenhuma uma gota do céu desde maio – tem deixado o mar cristalino, com cara de Caribe. Um período sem grandes ressacas também ajuda, já que o mar não fica mexido. “Quando você tem ondas, a areia remove no fundo e o mar fica turbulento, a gente não consegue a transparência da água. Mas esse mês inteiro a gente está com águas transparentes. Convido o carioca a dar um mergulho, porque as águas do Rio de Janeiro estão parecendo o Caribe”, disse à Globo o biólogo marinho Ricardo Gomes, diretor do Instituto Mar Urbano.