Continua após publicidade

No Rio, uma mulher sofre violência física ou psicológica a cada hora

Dados do Mapa da Mulher Carioca, realizado pela prefeitura do Rio em 2022, apontam que mulheres negras são principais vítimas

Por Da Redação
7 nov 2023, 16h30

Uma mulher sofreu violência a cada hora no Rio de Janeiro em 2022. A constatação está no Mapa da Mulher Carioca 2023, realizado pela prefeitura do Rio e divulgado neste domingo (5). De acordo com o levantamento, 15.267 notificações de violência na região metropolitana do estado do Rio foram incluídas no Sistema de Informação da Saúde. Do total, a maioria das vítimas é de mulheres negras: 63,4%. A faixa etária mais atingida é a de mulheres entre 20 e 59 anos.

+ Após falsos nudes, pais de vítimas e direção de colégio irão à polícia

A violência física representa 90,2% dos casos entre as mulheres de 20 a 90 anos. Em seguida, aparecem a psicológica (31,9%) e sexual (11,4%). Ainda segundo os dados, o agressor está próximo na maioria dos casos: em 54,3% das notificações, os responsáveis eram parceiros ou pessoas conhecidas. Desses, 52,9% eram maridos, ex-maridos, namorados ou ex-namorados.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

O Mapa da Mulher Carioca também abordou outros temas. Segundo o dossiê, por exemplo, as mulheres cariocas gastam em média 19,5 horas por semana para trabalhos domésticos. Já os homens dedicam apenas 12,4 horas para estas tarefas — 36,4% menos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.