Retoque na natureza
Campanha incentiva moradores do Rio a sugerir projetos de revitalização para a orla
Imagem-símbolo do Rio, a orla carioca é uma síntese das virtudes e também de alguns defeitos da cidade. A natureza exuberante, esparramada entre as ondas e as montanhas, nem sempre consegue ofuscar seus problemas. Principalmente nos fins de semana, é fácil flagrar na areia a prática de esportes proibidos e caixas de som em alto volume. Isso para não falar da sujeira deixada por porcalhões. Na ciclovia, há quem transforme a faixa especial em velódromo, enquanto logo ao lado a falta de vagas e o uso irregular das áreas de estacionamento enfurecem os motoristas. Seja por iniciativa do poder público, seja pela ação do cidadão, vez ou outra, felizmente, nossa faixa litorânea é alvo de projetos que visam a sua melhoria, como foram os casos da padronização das barracas e do ordenamento da atividade dos ambulantes.
Motivada pelo mesmo empenho de incrementar a área e tornar o passeio à beira-mar mais fácil, agradável e limpo, uma nova campanha teve início na segunda-feira passada, numa parceria que envolveu o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido e a cervejaria AmBev. O dinheiro arrecadado com a venda de uma série especial de latas de cerveja com o símbolo da ONG será destinado a um projeto para a orla, que, por sua vez, poderá receber a contribuição de qualquer pessoa pelo site www.skol.com.br/rioeuamoeucuido. Ao fim do processo, um comitê vai selecionar as sugestões mais viáveis e submetê-las à população. A mais votada será implantada. “Vemos com bons olhos ações da esfera privada que têm como objetivo melhorar a cidade”, diz o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório. VEJA RIO pediu a dez cariocas sugestões para que o quintal preferido do Rio de Janeiro fique mais agradável. Confira seus depoimentos ao lado.
[—FI—]