Continua após publicidade

Nome sujo na praça! Rio é o estado com mais pessoas endividadas no país

São cerca de 7,3 milhões de inadimplentes; dados são da Serasa, que organiza feirão online para renegociar dívidas

Por Da Redação
6 mar 2024, 13h06
Inadimplência-dividas
Inadimplência: número de endividados no estado corresponde a mais da metade da população fluminense. (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

O Rio de Janeiro é o estado com mais endividados em todo o país. São cerca de 7,3 milhões de inadimplentes, o que corresponde a 53% da população fluminense, segundo levantamento da Serasa. Só na capital, são quase 2,9 milhões de cidadãos que não honraram dívidas. Nesse contexto, o governo federal e a Serasa realizam, até o dia 28 de março, o Mega Feirão Serasa e Desenrola, uma iniciativa que tem por objetivo quitar até 99% de valores devidos. O mutirão oferece descontos e ofertas especiais para os devedores.

Novo radar da prefeitura prevê tempestades com 3 horas de antecedência

As empresas participantes são concessionárias de contas básicas, como água e luz, além de bancos, varejistas, operadoras de telefonia e securitizadoras. Ou seja, desde conta atrasada de plano de celular, até dívidas com bancos e débitos de energia podem ser quitados com benefícios. Para participar do mutirão, é só acessar o site https://www.serasalimpanome.com.br ou o aplicativo da Serasa.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

No Brasil inteiro, são 72 milhões de inadimplentes e outros 271 milhões com dívidas ativas. Em janeiro deste ano, houve aumento no número de consumidores inadimplentes no país, após dois meses consecutivos de queda. Em relação ao primeiro mês do ano passado, o número de inadimplentes também subiu, passando de 70,09 milhões para 72,07 milhões de pessoas em janeiro deste ano. O estudo revelou também que os dois principais motivos para a inadimplência, nos anos de 2022 e 2023, foram o desemprego e a redução na renda. O desemprego foi apontado por 29% dos endividados, em 2022, e por 22%, em 2023. Já a redução de renda foi citada por 12% e 20% dos inadimplentes, em 2022 e 2023, respectivamente.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.