Alerta vermelho: Rio é estado campeão em emissão de gases de efeito estufa

Segundo o Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema), emissão fluminense corresponde a 18,9% do total nacional, o que equivale a 6.172 mil toneladas de CO2

Por Da Redação
28 fev 2023, 14h09
Usina GNA-I em São João da Barra, no Norte FluminenseDivulgação
Termelétricas: sozinho, o estado do Rio 25% de toda a energia proveniente de usinas do Sistema Interligado Nacional (SIN), que abastece boa parte do país (./Divulgação)
Continua após publicidade

O estado do Rio é o que mais emite gases de efeito estufa através de termelétricas do Brasil. Segundo o Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema), a emissão fluminense corresponde a 18,9% do total nacional, o que equivale a 6.172 mil toneladas de CO2. Em segundo lugar vem Santa Catarina (12,9%). Depois, Maranhão (12%), Rio Grande do Sul (11,9%) e Amapá (10,8%). O levantamento, feito com base nas emissões em 2020, foi noticiado pela CNN.

+ Climatempo informa: temperaturas seguem altas no Rio até o fim da semana

De acordo com o estudo, sozinho, o estado do Rio produziu 25% de toda a energia proveniente de usinas do Sistema Interligado Nacional (SIN), que abastece boa parte do país. No âmbito nacional, o Iema também apontou que a geração das 72 termelétricas a combustíveis fósseis inventariadas em 2020 foi de 54,1 Terawatt-hora (TWh). Desse montante, 76% foram produzidos a partir do gás natural, 20% a partir do carvão mineral e 4% provenientes dos derivados de petróleo, óleo combustível e óleo diesel.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

O dióxido de carbono equivalente, segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), “é o resultado da multiplicação das toneladas emitidas de gases de efeito estufa pelo seu potencial de aquecimento global. Por exemplo, o potencial de aquecimento global do gás metano é 21 vezes maior do que o potencial do gás carbônico (CO2). Então, dizemos que o CO2 equivalente do metano é igual a 21”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.