Rio é palco de festival gratuito pela inclusão no mercado de trabalho
A 2ª edição do Senac Rio Summit convida jovens e educadores para debater educação, inovação, tecnologia e futuro do trabalho
Cada vez mais é notória a importância sobre a discussão de um novo modelo de educação, tecnologia e futuro do trabalho. Por isso, o Senac Rio Summit, que será realizado de 25 a 28 de setembro, no Expo Mag, na Cidade Nova, convida jovens, educadores e pais para participar da segunda edição do festival anual, que visa debater inovação, tecnologia, empregabilidade e empreendedorismo.
O evento promovido pelo Senac RJ, em parceria com o Sebrae Rio e apoio do Web Summit, tem o objetivo de contribuir para a inclusão digital, atraindo e desenvolvendo os futuros profissionais que atuarão no ecossistema de tecnologia. Vale destacar que o festival é gratuito, das 10h às 18h, e a expectativa é que ele receba 4.500 pessoas por dia.
Para todas as idades
O evento é para todos, não apenas para quem trabalha ou deseja trabalhar com tecnologia. Haverá palestras, debates e atividades imersivas. O Senac Rio Summit também será aberto para professores e educadores, micro e pequenos empresários, líderes comunitários, empreendedores sociais e famílias dos jovens.
Segundo o Presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, o evento visa a inclusão de jovens no novo mercado de trabalho: “Mais que um evento de tecnologia, o Senac Rio Summit é sobre inclusão. Pelo segundo ano consecutivo, nosso propósito é garantir que os principais tópicos discutidos no Web Summit Rio sejam acessíveis a estudantes de Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas, alunos do Senac RJ e suas famílias, além dos educadores”.
De acordo com o assessor de inovação do Senac RJ, Claudio Tangari, a expectativa para esta edição é maior que a do ano passado. “Esta edição mudou em relação à primeira. É bom para as duas gerações participarem, os jovens e os pais. Desta vez, embora sejam menos dias, esperamos um público maior, de cerca de 20 mil pessoas”, adiantou.
Inspiração para o futuro
Inclusão, diversidade, habilidades, novas tecnologias e mercados profissionais serão os temas abordados no evento. Com essa iniciativa, o Senac RJ pretende promover uma transformação social significativa, reduzindo o gap digital e mostrando as grandes oportunidades do mercado de tecnologia para jovens em situações menos favorecidas. A proposta é abrir, para esse público, as portas para um futuro promissor, permitindo que esses jovens descubram um caminho profissional repleto de possibilidades. Nesse sentido, o Senac RJ também levará jovens de outras localidades para participar do evento, por meio de caravanas.
“Acreditamos que a combinação de educação, inovação e tecnologia possui um imenso potencial para transformar a realidade do nosso país. Dessa forma, buscamos preparar nossos jovens para um futuro mais promissor e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou Queiroz.
Espaços ampliados e modernos
O evento contará com diversas ativações, entre elas: Arena Inspira, focada em envolver e provocar reflexões, e Arena Desperta, que terá conteúdo sobre tendências e engajamento.
O espaço Elas na Tecnologia trará uma curadoria exclusiva de palestrantes com temas como diversidade, inclusão, liderança feminina e empreendedorismo. Segundo Tangari, o espaço foi ampliado devido ao sucesso da edição de 2023: “Estamos trabalhando com outros tipos de palestras, ampliamos o palco de Mulheres na Tecnologia porque, nessa área, ainda é uma realidade que elas são minoria.”
Já na Arena Sebrae serão oferecidas palestras com temas de gestão de negócios e carreiras, além de promover networking entre os participantes.
O assessor de Inovação do Senac RJ conta que, na edição anterior, em um único dia, houve diversas palestras voltadas à educação, destacando a necessidade de mudar a formação, principalmente, no Ensino Médio. “Existe uma evasão escolar muito grande nessa idade e atuamos fortemente para reduzir isso”, acrescentou ele.
Agente de transformação social
Por meio do debate, o Senac Rio Summit busca ampliar os horizontes dos jovens e mostrar a eles que suas origens não devem determinar seu futuro, ou seja, que eles vejam o potencial que possuem para se destacar nesse novo mercado e alcançar suas metas. Por isso, a importância de convidar especialistas, dar acesso às informações atualizadas sobre o mercado de trabalho e mostrar histórias inspiradoras. Para educadores e demais agentes sociais, o evento vai provocar reflexões sobre a transformação da sociedade e nos currículos requisitados pelo novo cenário tecnológico.
Tangari questiona: “Nós discutimos essa nova realidade com a sociedade e os jovens. Será que no futuro vai se chamar trabalho? Será que o sistema empregatício que conhecemos como a CLT, a carteira de trabalho vai continuar existindo? Qual será o novo modelo de mercado de trabalho?
Essas e outras questões serão discutidas na 2ª edição do Senac Rio Summit.
Clique aqui para conferir a programação e fazer a sua inscrição.