Clique e assine por apenas 4,90/mês

Rio de Janeiro recebe certificado de Patrimônio Mundial da Unesco

O título foi conquistado em 2012, mas a cidade teve de apresentar um relatório detalhado ao órgão mostrando como a capital fluminense será mantida e preservada

Por Redação VEJA RIO - 13 dez 2016, 13h42

Há quatro anos, o Rio foi protagonista de um feito inédito. A Unesco concedeu à cidade o título de Patrimônio Mundial na categoria Paisagem Cultural Urbana, até então dado apenas a jardins históricos ou sistemas agrícolas tradicionais. Nesta terça (13), o certificado oficial que inclui a cidade na lista de Patrimônio Mundial será entregue numa cerimônia aos pés do Cristo.

+ Livro de jornalista retrata o início de Copacabana

A demora se deve às exigências da Unesco, que pediu um relatório detalhado às autoridades cariocas mostrando como a capital fluminense será mantida e preservada nos próximos anos. Nele, o Rio se compromete, por exemplo, a recuperar monumentos do Parque Nacional da Tijuca, como fontes, bicas e capela, e a reformar os postos de salvamento da orla de Copacabana. De agora em diante, será preciso enviar documentos anualmente ao órgão internacional, que também fará visitas de fiscalização periódicas à cidade.

Publicidade