Rio, cheguei: Copacabana e Leme lideram ocupação hoteleira no feriadão
Reservas nos hotéis deve ultrapassar os 75% no período, segundo Rio Convention Bureau, superando o índice de 2019, ano anterior à pandemia, de 67%.
O feriadão de Corpus Christi começa nesta quinta (16) trazendo felicidade para a rede hoteleira do Rio: a ocupação dos hotéis na cidade deve ultrapassar os 75%, segundo estimativa do Rio Convention Bureau (CVB), o que supera o índice de 2019, ano anterior à pandemia de Covid-19, de 67%. De acordo com levantamento da ABIH-RJ divulgado nesta terça (14), até o momento a rede hoteleira do interior do estado registra uma média de 80,27% dos quartos reservados para o período de 16 a 19 de junho. Já o HotéisRIO observa uma média de 72,55% nos hotéis da capital fluminense, com destaque para as regiões do Leme/Copacabana, que lideram o ranking da preferência dos visitantes, com 77,95%, seguidas de perto por Ipanema/ Leblon, com 77,14%. Flamengo/ Botafogo aparecem em terceiro lugar, com 73,62%; o Centro está na quarta colocação, com
69,90%, seguido por Barra da Tijuca/ São Conrado, com 66,84%.
+ Rio congelante: temperatura mínima pode chegar a 11 graus durante a semana
O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, atribui o bom resultado da capital ao fato de o Rio ser uma cidade com inúmeras opções culturais e gastronômicas e à proximidade com importantes destinos emissores: “É um turismo doméstico, com visitantes oriundos de São Paulo, capital e interior, e Minas Gerais. Mas nossa expectativa é chegar a 85% até o dia do feriado”. A diretora executiva do Rio CVB, Roberta Werner, destaca que o Rio ainda é alvo de grande competição em relação a outros destinos. “Há um forte investimento em campanhas de divulgação dos destinos que concorrem com o Rio de Janeiro. Por isso, é importante que o setor privado e o poder público trabalhem juntos para que a cidade se destaque como opção de destino turístico”, observa ela.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Beneficiados pela queda da temperatura, os destinos serranos ganharam a preferência dos turistas, como mostra a pesquisa da ABIH-RJ: Miguel Pereira, com 100% de lotação, e Teresópolis, como 93%. Itatiaia e Penedo, com hotéis e restaurantes voltados para turismo de inverno, ficaram em terceiro, com 91,59%, seguidos por outro destino serrano, Nova Friburgo, com 89,60%, e Vassouras (88,07). Valença/ Conservatória empataram com Macaé: 84%. Depois vem Paraty, com 73,40%, à frente de outro empate, desta vez triplo: Angra dos Reis, Cabo Frio e Petrópolis, com 73%, seguidos por Rio das Ostras (71%), Arraial do Cabo (66,70%) e Armação dos Búzios (63,50%). O presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel, ressaltou que, com a temperatura mais amena, os destinos de montanha se destacam. “O frio beneficia os empreendimentos localizados na serra, preparados para essa modalidade de turismo”.