Efeito Gaga? Rio bate recorde e recebe 900 000 estrangeiros em 2025
Novos números sobre desempenho no turismo internacional revelam aumento expressivo, no primeiro quadrimestre, de 51,9% de visitantes em relação a 2024

O Rio de Janeiro acaba de bater um recorde histórico de turismo internacional. Entre janeiro e abril de 2025, o estado recebeu 901 991 visitantes estrangeiros — um aumento de 51,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 593.762 viajantes por aqui. O número é o maior já registrado em um primeiro quadrimestre, desde o início da série histórica, em 1970.
+Rio é eleito melhor destino do afroturismo; veja atrações imperdíveis
Os dados, fornecidos pela Embratur em parceria com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo, apontam a Argentina como principal país de procedência, com 346.134 visitantes — um crescimento de 80,2% frente ao ano anterior. Em seguida, aparecem os turistas chilenos, com 143.916 entradas no estado, outro aumento, dessa vez de 22,5%.
+Sete atrações imperdíveis no Parque Nacional da Tijuca
Em terceiro, os EUA enviaram 102.498 norte-americanos, um crescimento de 52,8%. O Uruguai ficou em quarto, com 40.017 turistas e o maior crescimento percentual, 96,6%, e em quinto, a França, com 33.641 e aumento de 14,7%.”Os números seguem a tendência nacional. De janeiro a abril, o Brasil registrou a entrada de 4.425.888 turistas internacionais. É mais um recorde para o período e já representa 64% da meta anual prevista pelo Plano Nacional de Turismo (PNT), que prevê a entrada de 6,9 milhões de turistas estrangeiros neste ano”, explicou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
+Rio bate recorde de turistas internacionais no primeiro trimestre de 2025
Os recordes já apareciam em pesquisas anteriores. No início de maio, VEJA Rio mostrou que 744 000 turistas internacionais tinham desembarcado no estado apenas no primeiro trimestre, um total que nem incluía o impacto do show gratuito da estrela americana Lady Gaga, realizado no dia 3 de maio, na Praia de Copacabana. Só no fim de semana da apresentação, o cidade recebeu mais de 50 000 visitantes de fora do Brasil.
+Ney Matogrosso, Mestre Ciça e Heitor dos Prazeres: os temas de enredo do Carnaval 2026
A nova marca representa o melhor desempenho já conquistado para o primeiro quadrimestre desde o início da série de registros, em 1970. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 51% no fluxo internacional, o que demonstra o efeito direto das ações de promoção e articulação realizadas em conjunto pelos setores público e privado.
+Com vigor imobiliário, Centro da cidade atrai novos habitantes
Somente no mês de abril, o Brasil recebeu 686.239 turistas estrangeiros, um aumento de 72% em relação a abril de 2024, o equivalente a quase 288 mil visitantes a mais. Além disso, o país já ultrapassou a metade da meta total de visitantes internacionais prevista para 2027, que é de 8,1 milhões.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Segundo Freixo, o bom desempenho reflete o crescente interesse global pelo Brasil, impulsionado por suas belezas naturais, diversidade cultural e pelas ações de promoção bem articuladas no exterior. “A imagem positiva que o Brasil constrói no mundo é responsável direta por esse resultado. E o Rio de Janeiro, conhecido no mundo inteiro, é sede de grandes eventos e o portão de entrada do turismo internacional no país. É indispensável a promoção dos nossos destinos lá fora, para atrair ainda mais turistas internacionais, gerando assim, emprego e renda para a nossa população”, afirma.