Continua após publicidade

Rio pode receber mais de 70 grandes eventos esportivos na próxima década

"Mapa de oportunidades", fruto de parceria da prefeitura com o Rio CVB/VisitRio, foi apresentado pelo prefeito nesta terça (31), no Palácio da Cidade

Por Da Redação
Atualizado em 1 fev 2023, 12h20 - Publicado em 1 fev 2023, 12h19

Na corrida para conquistar mais eventos esportivos para sediar, a prefeitura do Rio e a Secretaria municipal de Esportes, em parceria com o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB/Visit Rio), apresentaram nesta terça (31) o “Mapa de Oportunidades para o Rio de Janeiro nos próximos 10 anos”. Fruto de um convênio com a 2IS, consultoria suíça que monitora oportunidades de eventos desse segmento, o primeiro diagnóstico aponta 73 torneios de prestígio mundial que a cidade estaria apta a receber.

+ Prefeitura aplica R$ 55 mil em multas por barulho em bares da cidade

O potencial dos cariocas para receber grandes eventos esportivos já é reconhecido. Entre os critérios considerados importantes que o Rio preenche estão a atratividade turística, a disponibilidade de espaços existentes, a popularidade e a relevância socioeconômica. O estudo põe no radar da cidade eventos de impacto mundial. Na lista, o Mundial de Futebol Feminino, os campeonatos mundiais de Basquete Masculino e Feminino, o Mundial de Volêi, o Mundial de Hipismo, o Mundial de Ciclismo e o Mundial de Atletismo, além dos Jogos Pan-Americanos e da Copa dos Presidentes (Golfe).

Nas primeira fase da pesquisa, a consultoria fez contato com 42 empresas e federações e 53 organizadoras de eventos. Segundo estimativa do Rio CVB/VisitRio, se a cidade conseguir atrair os dez eventos mais relevantes da lista, isso poderia representar, em uma década, um incremento de cerca de 15 bilhões de reais na atividade econômica local. A próxima etapa do planejamento orienta a candidatura da cidade como sede para esses eventos, assim como a produção de material de divulgação do destino e a participação em feiras nacionais e internacionais do segmento.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

“Um dos papéis da prefeitura é a universalização do acesso ao esporte. Além disso, um aspecto fundamental para a construção da identidade carioca é o alto impacto dos eventos esportivos na trajetória da nossa cidade. Hoje, o Rio tem um conjunto de equipamentos esportivos que permite trazer para cá grandes eventos, que podem ter um impacto econômico fantástico na cidade”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O presidente do Rio CVB/VisitRio, Carlos Werneck, destacou que os investimentos em infraestrutura feitos pela cidade para receber a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 foram decisivos para a elaboração do diagnóstico. Ele ressalta que esse legado reduzirá significativamente os investimentos necessários para atrair novos:”O investimento necessário para sediar eventos esportivos no Brasil hoje é pequeno se comparado ao que já se investiu para a formação de capital humano e para construção de estádios, arenas, aeroportos e toda infraestrutura física que temos hoje. Nossa ideia é que possamos avançar nesse nicho e explorar todo o potencial da cidade“.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.