Continua após publicidade

Quem é Ricardo Lyra, jornalista preso em operação contra tráfico

CEO do ‘Jornal Corporativo’ e do ‘Nação Brasil’, ele é responsável pela contabilidade e gerência das contas bancárias de quadrilha

Por Da Redação
19 jun 2024, 14h39
jornalista-ricardo-lyra-ribeiro-preso-operacao-contra-trafico
Ricardo Lyra: em 2015, jornalista preso nesta quarta (19) recebeu o troféu do Prêmio Dom Quixote da Imprensa  (Redes sociais/Divulgação)
Continua após publicidade

Uma operação conjunta do Ministério Público do Paraná e da Polícia Civil do mesmo estado levou à prisão o jornalista Ricardo Lyra Ribeiro, CEO do ‘Jornal Corporativo’ e do site ‘Nação Brasil’, no Rio, ba manhã desta quarta (19). A ação faz parte da segunda fase da Operação Carga Fria, que tem o objetivo de desarticular uma quadrilha envolvida com o tráfico de drogas.

+ Obra da discórdia no Humaitá: MP vai investigar supostas irregularidades

Ricardo Lyra é acusado de gerenciar as contas bancárias e a contabilidade do grupo criminoso investigado, que operava entre o Rio e o Paraná. O jornalista foi localizado e preso na comunidade da Divineia, no Andaraí, Zona Norte do Rio, e será transferido para o Paraná a fim de responder às acusações formais relacionadas às suas atividades ilícitas. A operação contou com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil fluminense. Com Ricardo, os policiais apreenderam dois veículos de luxo BMW e uma mala contendo uma quantia significativa em dinheiro. Durante a ação, houve um tiroteio em que o traficante conhecido como ‘Gsex’ acabou morto.

Uma força-tarefa paranaense saiu para cumprir 11 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão em endereços 10 municípios de 5 estados: Toledo, Cascavel, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Capitão Leônidas Marques e Capanema, no Paraná; Balneário Camboriú, em Santa Catarina; Ribeirão das Neves, em Minas Gerais; e nos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Participam da ação mais de 180 policiais. De acordo com as investigações, essa organização criminosa distribui drogas do Paraná para Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Em quatro anos, o bando movimentou mais de R$ 100 milhões em espécie e em transações bancárias para laranjas e empresas de fachada.Os alvos são investigados por organização criminosa, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e associação para o tráfico.

Quem é Ricardo Lyra

Membro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Ricardo Lyra se apresenta na internet como diretor Executivo das mídias impressas e digitais do Jornal Corporativo e do Jornal Nação Brasil. “Atuo há muitos anos no jornalismo econômico, jurídico e político, cobrindo os principais movimentos no Rio de Janeiro, Brasil e no Mundo”, diz Ricardo Lyra, no LinkedIn. Na mesma rede social, ele destaca que “fundou” em 2001 uma agência especializada em Publicação Legal de companhias enquadradas na obrigatoriedade da Lei das Sociedade anônimas.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Lyra também afirma ter criado, de 2008 a 2014, um jornal corporativo, um “parque gráfico”, uma associação de imprensa, a Associação Sul Fluminense de Jornais (ASFJ) e o jornal Nação Brasil. Em 2015, ele recebeu o Troféu Dom Quixote da Imprensa, conferido por desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio e entregue desde 1999 pela Revista Justiça & Cidadania. A defesa do jornalista ainda não foi localizada para comentar o caso.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.