Clique e assine com até 65% de desconto

Rio sobre duas rodas

Responsável pela criação do bem-sucedido programa de compartilhamento de bicicletas públicas em Nova York, Janette Sadik-Khan dará dicas sobre mobilidade urbana em fórum no Rio

Por Daniela Pessoa Atualizado em 5 dez 2016, 12h43 - Publicado em 19 set 2014, 13h54

Rio sobre duas rodas

Secretária do Departamento de Transportes de Nova York entre 2007 e 2013, Janette Sadik-Khan foi a responsável pela criação do bem-sucedido programa de compartilhamento de bicicletas públicas na cidade, lançado há dois anos. Integrante do conselho diretor do ITDP (Institute for Transportation & Development Policy), ela estará no Rio na próxima semana para o IV Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta, e adiantou a VEJA RIO algumas ideias que vai apresentar no congresso.

Qual foi seu maior desafio na introdução do programa Citi Bike em Nova York?

Criar traçados que se adaptassem às características e à demanda de cada bairro. As pessoas não imaginavam como as vias, que permaneceram inalteradas por tantos anos, poderiam ser usadas de forma diferente.

Como driblar as altas temperaturas no Rio e garantir o sucesso do transporte sobre duas rodas?

O clima não é obstáculo para uma cidade mais sustentável, se proporcionarmos segurança e praticidade aos cidadãos no trânsito. Em Nova York, faz muito calor no verão e frio no inverno, e as pessoas circulam de bicicleta o ano inteiro.

Que dicas você daria para o Rio explorar melhor seu potencial cicloviário?

É preciso criar uma rede abrangente, manter um sistema de compartilhamento eficiente e investir em locais para os cidadãos guardarem a própria bicicleta no seu destino. Não tenho dúvida de que o Rio está preparado para o desafio.

Continua após a publicidade
Publicidade