Reparação histórica: estátua do Almirante Negro vai mudar de lugar

Monumento em homenagem a João Cândido, líder da Revolta da Chibata, passará por limpeza e ganhará novo pedestal na Praça Marechal Âncora

Por Da Redação
19 out 2022, 16h53
estátua de João Cândido, o Almirante Negro, líder do movimento conhecido como Revolta da Chibata
Almirante Negro: estátua do líder da Revolta da Chibata será restaurada e ganhará lugar de destaque. (Blog Bom do Rio/Reprodução)
Continua após publicidade

Atendendo a um pedido do movimento negro, que desejava dar ao monumento o merecido destaque, a Secretaria municipal de Conservação, por meio da Gerência de Monumentos e Chafarizes, vai mudar de lugar a estátua de João Cândido, o Almirante Negro, líder do movimento conhecido como Revolta da Chibata.

+ ‘Coisa horrorosa’: prefeitura vai cortar fiação abandonada ou mal colocada

A escultura em bronze, assinada por Valter Brito, saiu nesta quarta (19) da Praça XV, onde ficava atrás de uma estação do VLT, e será instalada sobre um novo pedestal cerca de 300 metros adiante, na Praça Marechal Âncora, após passar por uma limpeza e aplicação de resina protetiva.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

A reparação histórica acontece às vésperas do mês da Consciência Negra. A Revolta da Chibata foi uma rebelião contra os maus-tratos sofridos pelos marinheiros brasileiros, que aconteceu em novembro de 1910. O movimento queria, principalmente, o fim dos castigos físicos dados a marujos considerados indisciplinados. A punição era aplicada por comandantes brancos em marinheiros que ocupavam postos mais baixos dentro da corporação – grupo formado, em sua maioria, por negros e pobres.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.