Continua após publicidade

Reforma de 2 milhões de reais do Cais do Valongo é concluída

Sítio arqueológico ganhou guarda-corpo, sinalização educativa e painéis expositivos, com totens contando história da região, Patrimônio Mundial desde 2017

Por Da Redação
22 nov 2023, 14h29

As obras de valorização do Cais do Valongo, no Centro do Rio, serão inauguradas na manhã desta quinta (23), durante o mês da Consciência Negra. Localizado na área conhecida como Pequena África, o Valongo é sítio arqueológico reconhecido pela Unesco desde 2017 como Patrimônio Mundial. Durante os séculos XVIII e XIX, o local foi o principal porto de desembarque de africanos escravizados nas Américas. Os vestígios do cais foram descobertos durante as obras do Porto Maravilha, em 2011. Com investimento de 2 milhões de reais, o projeto inclui a adequação física do local, com a substituição do guarda-corpo, e a instalação de sinalização educativa e de painéis expositivos, com totens que irão contar a história da região, sob curadoria da professora Ynaê Lopes dos Santos, historiadora especialista na História da escravidão e das Relações Raciais nas Américas.

+ Oferta escassa: a lista completa de feriados para os cariocas em 2024

Resultado de uma parceria entre a Prefeitura do Rio, Iphan, State Grid e Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), e apoio do BNDES, o projeto também teve a participação da Embaixada dos Estados Unidos e do Comitê Gestor formado por 15 instituições representativas da sociedade civil e 16 governamentais nas esferas federal, estadual e municipal, contando com 31 membros titulares, cada um com um suplente.

As obras, realizadas em quatro etapas, foram iniciadas em julho. Na época, em entrevista ao jornal O Globo, Sergio Mendes, diretor de projetos do IDG explicou que a primeira delas seria a instalação do guarda-corpo: “O Iphan nos recomendou que a mureta fosse refeita, até por uma questão de segurança. Ficaram a cargo da prefeitura, por exemplo, a iluminação das ruas e a supervisão do sistema de drenagem para que a área, antes suscetível a alagamentos, seja frequentemente drenada.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Na cerimônia de entrega das obras, marcada para 9h30 desta quinta (23), estão previstas as presenças dos ministros da Cultura, Margareth Menezes; da Igualdade Racial, Anielle Franco; e dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, além do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes. Também estarão presentes representantes de 31 instituições, oriundos da sociedade civil e dos governos municipal, estadual e federal, que compõem o Comitê Gestor do Cais do Valongo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.