Quem pode tomar a vacina contra a dengue no Rio?
A partir desta quarta (29), cariocas de 15 e 16 anos já podem se vacinar contra a dengue na rede municipal de Saúde, assim como os de 10 a 14 anos

A partir desta quarta (29), cariocas de 15 e 16 anos já podem se vacinar contra a dengue na rede municipal de Saúde, assim como os de 10 a 14 anos – faixa etária para a qual as doses estavam reservadas pela Secretaria municipal de Saúde, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. À população que não é elegível à vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS) resta como opção pagar cerca de mil reais para se imunizar nas clínicas de vacinação e farmácias que oferecem o serviço. O município do Rio já registrou 1.012 casos de dengue em 2025, com uma morte confirmada nesta segunda (27), na Zona Oeste.
+ Secretaria municipal de Saúde confirma primeira morte por dengue em 2025
Na semana passada, o baixo índice de adesão ao retorno para a segunda dose da vacina levou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a reforçar o pedido para que pais e responsáveis levem seus filhos de 10 a 14 anos às unidades de saúde. O esquema de imunização contra a dengue é composto por duas doses da Qdenga, da farmacêutica Takeda. A ausência da dose de reforço compromete a eficácia do imunizante, que oferece proteção vitalícia. Segundo a prefeitura, o município tem 100 mil crianças e adolescentes nessa faixa etária que tomaram a primeira dose, mas não voltaram para receber a segunda. Crianças e adolescentes nessa faixa de idade apresentam maior risco de hospitalização pela doença. A campanha de vacinação contra a dengue para este público alvo começou no dia 23 de fevereiro, e, até o final da primeira etapa da campanha, foram aplicadas mais de 130 mil doses.
O imunizante está disponível nas 238 unidades de Atenção Primária do município (confira aqui os endereços). A vacina também é aplicada no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h, e no Super Centro Carioca de Vacinação localizado no ParkShopping Campo Grande. O local fica aberto de domingo a domingo, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial. Para receber a vacina, o menor de idade deve estar, preferencialmente, acompanhado de um responsável e apresentar documento de identidade e comprovante de vacinação, se disponível.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Quem teve quadro recente de dengue deve aguardar seis meses desde o início dos sintomas para receber a primeira dose da vacina, e 30 dias para aplicação da segunda dose (se o quadro de dengue foi após a aplicação da primeira dose). A vacina é contraindicada para quem teve alergia grave a um dos componentes dela ou após a primeira dose, indivíduos imunocomprometidos, indivíduos com infecção por HIV sintomática e gestantes ou em período de amamentação. A Secretaria municipal de Saúde reforça que a vacina contra a dengue é segura e eficaz e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
+ Prefeitura convoca cariocas de 10 a 14 anos para se vacinar contra a dengue
+ Onde encontrar a vacina contra a dengue na rede privada do Rio de Janeiro