Fechado desde 2020, o Teatro Maison de France atualmente tem outra função: o espaço passou a abrigar ensaios de companhias de teatro e dança, conforme informou a coluna de Ancelmo Gois no jornal O Globo.
A reativação do local é resultado da cooperação cultural Juntes na Cultura, projeto da Embaixada da França e do Goethe-Institut Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
+ Caso João Rebello: Polícia diz que ex-ator mirim foi executado por engano
Para ser reaberta, a casa foi equipada com linóleo (revestimento do piso), luz, cortinas, equipamento de som e coxias. Os espetáculos selecionados pela equipe têm direito a passar o período de criação e ensaios no lugar. Em seguida, estrear em teatros da prefeitura.
A BruzunCompany inaugurou o projeto, em julho, com os ensaios de Fides — Fé em Latim, com direção de Renato Carrera e Dani Ornellas. A produção estreia nesta quinta (31) no Teatro Municipal Domingos Oliveira, no Planetário, na Gávea.
Entre 9 e 21 de dezembro, o coreógrafo francês Bouba Landrille Tchouda, à frente da Cia. Malka, ocupará o espaço com uma residência de criação com oito dançarinos brasileiros, como parte da programação do Ano França-Brasil em 2025.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui