Continua após publicidade

Projeto vai recuperar esculturas de Niemeyer no Parque Dois Irmãos

Conjunto de cinco obras deverá ser reentregue ao parque até setembro. Projeto de revitalização ainda prevê novo borboletário, parquinho e outras reformas

Por Luiza Maia
Atualizado em 28 abr 2023, 11h22 - Publicado em 27 abr 2023, 23h31

Feitas pelo mestre da arquitetura Oscar Niemeyer, cinco esculturas monumentais que estavam guardadas no depósito da prefeitura serão restauradas e devolvidas ao Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos, no Leblon. A ação integra o projeto de revitalização do espaço, realizado junto à prefeitura pelo Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC), organização que conecta a sociedade civil, órgãos públicos e a iniciativa privada.

+ Faz sentido? No Rio, preços de imóveis numa mesma rua podem variar 90%

As peças já estão nas mãos da equipe de restauradores e a expectativa é que o trabalho seja concluído até setembro. Medindo cinco e seis metros de altura, as esculturas abstratas foram criadas por Niemeyer aos 91 anos. As obras foram exibidas pela primeira vez ao público no pátio do Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, em outubro de 1999. Antes de serem transferidas para o parque, em 2002, elas também foram expostas na Praia do Leme, na Zona Sul.

As esculturas agora ficarão em exposição permanente nos jardins, que também serão revitalizados. O projeto ainda prevê a reforma da sede com banheiros, um parquinho infantil, academia da terceira idade, quarenta bancos novos, nova sinalização bilíngue e a criação de um borboletário. “Esperamos com isso fomentar o turismo no local, que tem quatro mirantes com belíssimas vistas e é uma área de preservação ambiental com muita natureza”, afirma a co-fundadora do ICCC, Ana Luiza Piza.

Compartilhe essa matéria via:

A prefeitura já tem recuperado três decks que dão acesso aos mirantes. Painéis solares que estão desativados há anos também deverão voltar a alimentar a energia do parque.

Para concretizar os investimentos, o projeto captou R$ 1,5 milhão por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS). A conclusão das obras está prevista para dezembro. Ao longo do período, o parque manterá as portas abertas.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.