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A fila do luxo no mercado carioca

A demanda por bolsas, roupas e relógios vindos do exterior forma listas de espera em multimarcas e lojas de grife no Rio. Entre os itens de cobiça tem até mocassins personalizados para bebês

Por Louise Peres
Atualizado em 5 jun 2017, 14h45 - Publicado em 17 nov 2011, 20h59

Ainda faltam cinco longos meses até que o produto seja enviado ao Brasil, passe pela alfândega e, por fim, chegue às lojas. Mas, para garantir um par de pumps da nova coleção da grife inglesa Charlotte Olympia, a fila de consumidoras da multimarcas Avec já começa a se formar. Os excêntricos sapatos, cujo design inclui o desenho do focinho de um gato no bico, foram lançados em outubro na Europa e só chegam ao Rio em março. Mas já reúnem uma legião de clientes afoitas para possuí-los. “Esse modelo só virá para a nossa coleção de inverno, mas as clientes já pediram que a gente ligue assim que o produto chegar”, conta Silvia Chreem, diretora de marketing da Avec. O preço do par sequer foi calculado. Segundo Silvia, deve girar em torno de 3 900 reais. “Com os custos de importação, costuma ser o dobro do que a cliente pagaria se fosse a Londres comprá-lo”, calcula ela.

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fila-do-luxo4.jpg (Bruno Geraldi)

Para a clientela do mercado de luxo carioca, aguardar a chegada dos itens mais cobiçados é o que resta. Não importa o valor, a cor ou a data em que vão chegar. Em uma pequena ronda por algumas lojas, descobrimos que muitas vezes nem mesmo o modelo disponível faz diferença. “O que a gente recebe de Proenza Schouler é vendido instantaneamente, qualquer que seja a bolsa. Já tivemos casos de até dez clientes deixarem sinal na loja para garantir uma”, afirma Diogo Bastos, gerente da NK Store no Rio. Ele conta que, quando o caminhão de entrega chega, restam míseras duas ou três bolsas para exposição na loja. Cada modelo, vale dizer, custa uma média de 6 000 reais. “O mesmo acontece com a Céline. O modelo saco, o mais famoso, custa 3 600 reais e se esgota, não importa a cor: off white, coral, verde, bicolor. O que tiver, vai embora”, diz ele. Até que uma nova leva de produtos da grife francesa chegue, são 3 a 4 meses de espera. O imbróglio se repete em outros mercados. Por 27 500 reais, um Rolex modelo Oyster Perpetual Daytona de aço está à venda na Sara Joias. O item frequentemente desaparece das vitrines. A vinda do produto depende dos trâmites de importação e, pode levar de 10 dias a dois meses.

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fila-do-luxo2.jpg (Bruno Geraldi)
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Até mimos para os pequenos têm dado um chá de cadeira na clientela mais abastada. Os mocassins personalizados da Little Raggio, usados por Suri Cruise, filha de Katie Holmes e Tom Cruise, e pelas herdeiras de Barack Obama, Sasha e Malia, vendem feito água na primeira loja da grife aberta no Rio, em julho, no Rio Design Leblon. A marca brasileira fez fama nos Estados Unidos com seus produtos de couro, feitos à mão, decorados com o nome da criança. Os preços variam entre 190 e 269 reais. “É um produto muito artesanal. O nome é bordado à mão, e as mães acham isso o máximo, querem um de cada cor”, conta Fernanda Colagrossi, uma das sócias da marca. Os sapatinhos são produzidos em Franca, São Paulo, e exportados para lojas americanas como a Saks Fifth Avenue, em Nova York. A saída é tamanha – em setembro, 400 “baby mocs” foram vendidos em menos de 30 dias – que a Little Raggio reforçou os estoques para o Natal. “Já temos uma fila de pedidos se formando”, adianta Fernanda.

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fila-do-luxo1.jpg (Bruno Geraldi)

As festas de fim de ano também exigiram um reforço nos estoques da loja da Louis Vuitton da Garcia D?Ávila, em Ipanema. Na última semana, foi feita a reposição modelos mais disputados e vendidos, como o clássico Speedy, em formato de baú, e Never full, uma sacola grande, que custam cerca de 2 000 reais cada. Resta saber se eles duram até 2012 chegar – com dezembro vindo aí e Papai Noel também, é difícil acreditar que sim.

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