Produção de cerveja sobe no Rio, mas estado ainda é o sexto no ranking
São 195 empresas, sendo 62% microempresas, 27% de pequeno porte e 11% médias e grandes; Região Metropolitana concentra 35% delas
É para comemorar com um brinde: nos últimos cinco anos, o Rio de Janeiro registrou um aumento de 27% na quantidade de empresas dedicadas à atividade de fabricação de cervejas e chopes. No total, elas são 195 em todo o estado, sendo 62% microempresas, 27% de pequeno porte e 11% médias e grandes. É o que mostra sondagem do Sebrae Rio, com base nos dados da Receita Federal. A Região Metropolitana concentra 35% das empresas produtoras de cervejas e chopes. A Região Serrana vem na sequência, com 24%, seguida do Médio Paraíba (14%), Centro-Sul (9%), Região dos Lagos (6%), Norte Fluminense (5%), Noroeste (4%) e Costa Verde (3%).
+ Canecão: saiba os detalhes do projeto de revitalização da casa de shows
“Apesar do crescimento de o segmento cervejeiro no Rio estar acima da média nacional, o estado ainda é o sexto na quantidade de empresas em funcionamento ligadas à produção de cerveja e chope. Isso reforça a vocação do estado e o potencial para que novos investimentos surjam nos próximos anos”, avalia Carina Ferraz, coordenadora de Indústria do Sebrae Rio, tentando não colocar água no nosso chope.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O crescimento no país de empresas em funcionamento voltadas para a produção deste tipo de bebida tão carioca foi de 23% nos últimos anos. Atualmente, o Brasil conta com mais de 2,5 mil empresas, com 10 estados sendo os responsáveis por 91% dessa atividade econômica. E o São Paulo lidera com 18% das empresas, seguido por Rio Grande do Sul (17%), Minas Gerais (15%), Santa Catarina (12%), Paraná (11%), Rio de Janeiro (8%), Espírito Santo (5%), Goiás (3%), Bahia (2%) e Mato Grosso (2%).