Continua após publicidade

Primeiro trecho de naturalização da Lagoa é previsto para outubro

Após a conclusão, trecho no Parque dos Partins também deverá ser recuperado. Iniciativa tem o objetivo de combater alagamentos

Por Redação
Atualizado em 21 set 2023, 15h34 - Publicado em 21 set 2023, 15h30

Até o fim de outubro, a Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul, deverá ter seu primeiro trecho de naturalização finalizado. As obras no Parque do Cantagalo já estão em sua última fase, faltando apenas a confecção das novas placas informativas.

+ Dia Mundial Sem Carro terá pedalada pública de São Cristóvão ao Aterro

A ciclovia que passava antes pelo local sofria com constantes inundações. Por isso, a iniciativa conduzida pela Subprefeitura da Zona Sul e Fundação Rio-Águas foi criada para solucionar o problema, desviando o trajeto e devolvendo à Lagoa parte de seu território original.

“Por enquanto, as mudas plantadas há um mês e meio, em sua maioria, pegaram. Vivemos agora a etapa de manutenção, que visa a combater a invasão de espécies vegetais exóticas e garantir que as espécies plantadas prevaleçam e se espalhem”, disse o biólogo Mario Moscatelli, coordenador da ação, ao jornal O Globo.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

Iniciado em junho, o trabalho ocorreu em três fases: remoção das instalações urbanas (postes, meio-fio, pista e iluminação); adequação ambiental com o acerto topográfico da área, visando criar as condições ambientais ideais para a implantação do projeto de recuperação da comunidade vegetal; e instalação de cercado protetivo e placas informativas.

Com a conclusão da última etapa, o projeto avançará para outro trecho, no Parque dos Patins, onde também há alagamentos frequentes. De acordo com a subprefeitura, a expectativa é que as obras comecem até a primeira quinzena de novembro. O maior desafio atual é definir uma nova rota da ciclovia que não atrapalhe a visão da Lagoa.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Ao todo, são previstos novos 2.600 metros quadrados de espelho d’água. Pela primeira vez, a Lagoa Rodrigo de Freitas aumenta de tamanho, em vez de diminuir. Desde 1870, quando começaram os aterramentos no local, a Lagoa teve sua área original reduzida para praticamente a metade – de cerca de 4,2 quilômetros quadrados para aproximadamente 2,3 quilômetros quadrados.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.