Continua após publicidade

Saiba mais sobre a primeira cena do novo filme de Oswaldo Montenegro

Histórias e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 2 jun 2017, 12h11 - Publicado em 25 mar 2016, 01h00

Poesias ao vento

Essas duas folhas que voam por cima de prédios do Leblon são, de fato, poemas. É a primeira cena de O Perfume da Memória, novo filme de Oswaldo Montenegro, história de amor entre duas mulheres (uma delas poeta, daí os versos no ar) ambientada em paisagens carioquíssimas, como as pedras do Arpoador e os deques da Lagoa Rodrigo de Freitas. O longa, rodado com recursos próprios, está disponível, gratuitamente, no canal do cantor no YouTube. A tomada reproduzida acima, aliás, foi feita da janela do apartamento onde ele mora. Que ninguém pense que a produção sujou a rua: componentes da equipe ficaram lá embaixo recolhendo os  papéis que caíam na Avenida Ataulfo de Paiva.

Bem-vindos, intercambistas

Continua após a publicidade

Principal destino do turismo no país, o Rio está se tornando pouso certo também para estudantes intercambistas. Em decisão recente, a AFS Intercultura, ONG fundada nos Estados Unidos, hoje presente em sessenta países e que desde 1956 recepciona escolares no Brasil, fará do Galeão/Tom Jobim o ponto-padrão para os voos dos alunos: vão ser concentrados por aqui os desembarques, tirando do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a prioridade. A instituição diz que os Jogos Olímpicos e a melhoria da infraestrutura local foram fundamentais para a nova opção.

A volta do Cantusca

Cantusca
Cantusca ()
Continua após a publicidade

Houve um tempo em que um modesto time de futebol sediado na vizinha Niterói superava Flamengo, Fluminense e outros grandes clubes cariocas. O troféu acima é a prova disso. Ele foi dado ao Canto do Rio, o vencedor do Torneio Início de 1953. Esse campeonato, cuja tradição foi interrompida nos anos 60, tinha partidas com duração de apenas vinte minutos e regras muito próprias: além dos gols, escanteios valiam ponto, assim como a quantidade de bolas na trave. Apelidado de Cantusca, o clube de brasão azul e branco acaba de firmar parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). Professores de lá vão compor a nova comissão técnica da equipe, dentro de um projeto de reestruturação do futebol e do futsal. O Canto do Rio conta, hoje, com 250 atletas, e seu maior objetivo é, em 2017, voltar a disputar o Carioca, integrando a série C.

157 crianças

Esse é o número de meninos e meninas que, por iniciativa de uma dona de casa de Belford Roxo, na Região Metropolitana, a partir deste mês, ocuparão um novo estabelecimento de ensino. Tudo começou há 22 anos, em 1994, quando Ana Maria da Silva Santos reuniu crianças na garagem da própria casa, transformando-a em sala de aula. Eram filhos de vizinhos que trabalhavam o dia inteiro e não tinham com quem deixar as crianças. O projeto cresceu, passou a ocupar outros cômodos do imóvel e Ana Maria teve de ir morar no quarto dos fundos. Agora o prédio foi ampliado com recursos vindos da Fundación Prosegur e virou um colégio de verdade.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.