Continua após publicidade

É primavera: como ficará o tempo durante a estação que começa nesta quinta

Estação começa nublada no Rio, com possibilidade de pancadas de chuva na noite desta quinta (22) e na manhã de sexta (23)

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 set 2022, 13h35
Foto mostra o Parque Lage com o Corcovado ao fundo
Primavera: estação terá frentes frias com maior impacto no litoral do país (Alexandre Macieira/Riotur)
Continua após publicidade

Após enfrentarem um inverno com baixas temperaturas, é hora dos cariocas receberem a primavera. A estação começa no Hesmifério Sul nesta quinta (22), às 22h04, e vai até às 18h48 de 21 de dezembro, pelo horário de Brasília.

+ Cinco lugares no Rio para fazer um delicioso piquenique na primavera

No Rio, os primeiros dia de primavera serão marcados pelo céu nublado e pela chuva. Segundo o Alerta Rio, há previsão de pancadas de chuva isoladas nesta quinta (22), a partir da tarde, e durante a manhã de sexta (23).

A chuva deve cessar no fim de semana, no entanto, o céu deve permanecer parcialmente nublado a nublado. No sábado (24), a temperatura mínima pode chegar a 12ºC e a máxima a 27ºC. Já no domingo (25), a máxima prevista é de 29ºC e a mínima de 14ºC. Pode voltar a chover na segunda (26), a partir da tarde.

Compartilhe essa matéria via:

Como será a estação 

Segundo o Climatempo, a primavera de 2022 será a terceira consecutiva que será afetada por La Niña. O fenômeno, que ocorre quando as águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média normal, deve influenciar o tempo durante toda a estação, com previsão de enfraquecimento em dezembro.

Na maior parte da primavera, as frentes frias deverão passar rapidamente sobre o Sul e avançar pela costa do Sudeste, com maior impacto nas áreas próximas ao litoral, tendo pouca influência sobre o interior da região e do Centro-Oeste.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

O aumento do calor e da umidade durante a estação facilita a formação das nuvens cumulonimbus, que podem provocar fortes pancadas de chuva, rajadas de vento, raios e eventualmente chuva de granizo. De acordo com o Climatempo, as pancadas de chuva ficarão cada vez mais comuns nas tardes e noites das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país.

Já em novembro e dezembro, a chegada de algumas destas frentes frias ao litoral do Espírito Santo vai ajudar a formar corredores de umidade entre o Sudeste e o Norte do Brasil. Eles serão responsáveis por períodos prolongados de chuvas frequentes e até volumosas nas áreas do centro e norte do Sudeste, além da parte norte do Centro-Oeste e em locais do Pará, do Tocantins e da Bahia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.