Prefeitura do Rio inaugura novo trecho da Orla Conde
Para marcar data, a Secretaria Municipal de Cultura elaborou uma programação com uma série de atrações abertas ao público na Praça XV
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, entregou neste domingo (29) à população três espaços revitalizados no centro do Rio: a Praça XV, a Praça Marechal Âncora e o Largo da Misericórdia. Os 77.978 metros quadrados que compõem os espaços – que vão da Praça XV até o Largo da Misericórdia – fazem parte do terceiro trecho da Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde.
+ Em reta final nas obras, Centro do do Rio começa a ganhar novos contornos
Para marcar data, a Secretaria Municipal de Cultura elaborou uma programação, com uma série de atrações abertas ao público na Praça XV. A importância histórica do Largo da Misericórdia, parte do núcleo original da fundação da cidade, da Praça Marechal Âncora, do Museu Histórico Nacional e da Praça XV relembrada em uma performance das crianças do grupo Arteiros da Cidade de Deus.
O grupo cultural Afroreggae apresentou Afro Mix, o espetáculo que mistura circo, percussão, dança, musica clássica e teatro. E, para encerrar, o grupo de chorinho do sambista Haroldo Costa recordou clássicos do gênero como Carinhoso, de João de Barro e Pixinguinha, Delicado, de Waldir Azevedo, além de Noites Cariocas e Doce de Coco, de Jacob do Bandolim.
A Maratona
A cidade promoveu também neste domingo (29) a Maratona e a Meia Maratona do Rio, que este ano recebeu 29 mil pessoas, sendo cerca de mil delas estrangeiros. Para o evento foi montado um esquema especial de segurança e de trânsito, com a alteração do sentido de algumas das principais ruas e avenidas da cidade.
Dados divulgados pela assessoria de imprensa do evento indicam que no ano passado a Maratona do Rio movimentou cerca de R$ 200 milhões na economia da cidade. Este ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, em decorrência da Maratona do Rio 2016, aliado ao feriado de Corpus Christi, somente a cidade do Rio de Janeiro a média de ocupação da rede hoteleira ficou em 57,44%, um aumento de 11,95% em comparação ao ano passado.