Continua após publicidade

Prefeitura do Rio derruba 44 boxes irregulares na rua Uruguaiana

Os boxes foram interditados em 19 de abril, por falta de alvará e construção ilegal

Por Agência Brasil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 Maio 2018, 13h34 - Publicado em 21 Maio 2018, 13h34
camelodromo-camelos-uruguaiana
(Felipe Fittipaldi/Veja Rio)

A prefeitura do Rio, em mais uma operação de ordenamento urbano, demoliu 44 boxes irregulares no Mercado Popular da Rua Uruguaiana, conhecido como camelódromo, na região central da cidade. A ação, que teve participação da Polícia Militar, durou seis horas. Os comerciantes já haviam retirado as mercadorias dos boxes antes da operação, e, segundo a prefeitura, não houve resistência.

Os boxes irregulares foram interditados no dia 19 de abril, pela falta de alvará e por terem sido construídos ilegalmente em área pública. Durante a ação, a prefeitura emitiu ordem para remoção imediata dos boxes pelos comerciantes.

De acordo com a prefeitura, os boxes piratas eram construídos e vendidos de forma fraudulenta, em valores que podem ter chegado a R$ 3 milhões. Há suspeita de envolvimento de milícia na comercialização dos espaços. A investigação está a cargo da Polícia Civil.

A Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização já havia interditado os locais várias vezes, mas as ordens de interdição dos fiscais vinham sendo descumpridas pelos comerciantes.

Continua após a publicidade

Cerca de 70 agentes participaram da remoção, entre fiscais, policiais militares, guardas municipais, garis e servidores da Secretaria de Conservação e da concessionária de energia Light. Foram usados na demolição três caminhões, dez viaturas e uma retroescavadeira. Foram recolhidas mais de 10 toneladas de sucata.

“A prefeitura cumpriu o seu papel e garantiu a ordem pública e as condições de trabalho para os comerciantes que atuam de forma legal e regular na Uruguaiana. Além disso, uma área importante foi devolvida aos milhares de pedestres que passam por ali diariamente”, disse o coordenador de Licenciamento e Fiscalização, Kuiz Felipe Gomes.

Na próxima semana, a prefeitura irá publicar um chamado para o recadastramento dos comerciantes regularizados que ocupam as quatro quadras do Mercado Popular. A previsão é que o trabalho seja concluído em até 30 dias.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.