Continua após publicidade

Pequena editora de terror, DarkSide Books tem números grandiosos

Com cinquenta títulos no catálogo, empresa alcançou meio milhão de livros vendidos, além de prestígio nas redes sociais

Por Carla Knoplech
Atualizado em 2 jan 2017, 11h19 - Publicado em 20 fev 2016, 00h00

Crânios, ossadas, bonecos monstruosos e outros objetos soturnos decoram as duas salas no prédio da Glória. O ambiente reflete o universo da empresa ali sediada, a DarkSide Books, editora de livros de terror e fantasia. Christiano Menezes e Chico de Assis, os sócios, também são conhecidos nas redes como Chucky e Tio Chico (sim, o boneco assassino e o simpático integrante da família Addams). Designers, os dois inauguraram o novo negócio há três anos e vêm acumulando resultados felizes como o final de um conto de fadas. Com cinquenta títulos no catálogo, alcançaram meio milhão de livros vendidos, além de prestígio nas redes sociais.

+ Livro conta a história do esporte no Rio de Janeiro

Acabamento esmerado, senso de oportunidade e familiaridade com o mundo nerd são os trunfos da dupla. “Lançamos os livros que a gente queria ler e não encontrava”, conta Menezes. Um exemplo: eles localizaram em fóruns na internet o fenômeno The Broken Empire (Trilogia dos Espinhos), do inglês Mark Lawrence. Compraram os direitos sobre a série e venderam por aqui 120 000 cópias. Publicado em 1998, Zé do Caixão — Maldito, a Biografia, de André Barcinski e Ivan Finotti, ganhou uma reedição luxuosa da DarkSide que foi parar nas mãos de Tim Burton — o diretor americano de A Noiva Cadáver já anunciou a intenção de fazer um filme sobre Zé do Caixão, o rei do terror brasileiro, e adorou o presente. Obras baseadas nos filmes O Labirinto e O Homem que Caiu na Terra, estrelados por David Bowie (1947-2016), ficam prontas ainda neste ano. “Uma característica fascinante do mercado editorial é o surgimento de novas editoras, lideradas por pessoas apaixonadas por livros, que ocupam espaços deixados por grupos tradicionais”, avaliza Marcos Pereira, sócio da editora Sextante e presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel). De susto em susto, Chucky e Tio Chico vêm espantando a crise.

Infográfico

Infográfico

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.