Continua após publicidade

Passeata pela legalização do aborto acontece na sexta (22) no Centro

Evento já conta com mais de 5 mil presenças confirmadas no Facebook

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 jun 2018, 14h33

Passeatas a favor da legalização do aborto acontecerão em diferentes cidades do Brasil na próxima sexta (22). No Rio, o protesto acontece a partir das 17h no Centro. Os manifestantes sairão da Candelária em direção à Cinelândia.

No evento criado no Facebook para reunir os interessados em participar, mais de 5 mil pessoas tinham confirmado presença até o começo da tarde desta quarta (20). A prerrogativa da mulher de decidir sobre o destino do próprio corpo é o principal argumento dos manifestantes, que veem nas mortes resultantes de complicações causadas por abortos clandestinos um claro sinal de que tal direito não está sendo respeitado. “Homens que buscam colaborar e somar com a nossa voz, apareçam”, convoca a ativista Priscilla Marques, organizadora do protesto.

A favor do movimento, estão mudanças recentes aprovadas por países como Irlanda e Argentina em suas legislações, que tornaram o aborto legal. Ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber marcou para agosto uma audiência pública sobre a questão, que irá embasar seu voto em uma ação protocolada na corte sobre o tema. O julgamento é visto pelas feministas como uma grande oportunidade para alterar as regras em vigor.

Apesar de ilegal, o aborto é uma prática comum no Brasil hoje. Um levantamento do Instituto Anis de Bioética apontou que cerca 500 mil mulheres realizam procedimentos do tipo no país todos os anos. Outra pesquisa, da Defensoria Pública fluminense, revelou que, no estado do Rio, moças negras, com idade entre 22 e 25 anos e que já eram mães formavam a maior parte das pessoas que optavam pelas cirurgias clandestinas entre 2005 e 2017.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.