Continua após publicidade

Paris é aqui

Uma lista de dez lugares do Rio inspirados na capital francesa

Por Luna Vale
Atualizado em 2 jun 2017, 13h01 - Publicado em 27 ago 2014, 18h29

Para quem gosta de viajar é impossível ver um filme que se passa em alguma outra cidade e não ter vontade de conhecê-la ou revisitá-la. Nesta quinta-feira (28) estreiam nos cinemas da cidade dois filmes ambientados em Paris: Magia ao Luar, o novo do diretor americano Woody Allen e Lucy, do produtor e diretor francês Luc Bresson, estrelado por Scarlett Johansson. Para chegar um pouco mais perto da capital francesa, listamos dez lugares para viajar até lá sem sair do Rio.

Dez restaurantes no Rio com clássicos da gastronomia francesa

[—FI—] Clique na imagem para ampliá-la

1. Cúpula do CCBB – Outro exemplar eclético, assemelha-se a estruturas instaladas em grandes edifícios comerciais parisienses, como a das Galerias Lafayette.

2. Casa França-Brasil – Projetada para abrigar a primeira Praça do Comércio da cidade, é o principal exemplar do neoclássico francês (estilo que se tornou popular no período napoleônico) no país.

3. Monumento a Dom Pedro I na Praça Tiradentes – Executado pelo escultor francês Louis Rochet a pedido do imperador dom Pedro II, foi a primeira estátua da cidade do Rio de Janeiro. É cercada por adornos como postes, lampiões e gradis característicos das praças parisienses.

Continua após a publicidade

4. Theatro Municipal – Inaugurado em 1909, foi um dos projetos que o prefeito Pereira Passos desenvolveu durante sua gestão. É uma cópia da Ópera Garnier, em estilo eclético.

5. Avenida Rio Branco – Construída no início do século XX pelo então prefeito, Pereira Passos, com o nome de Avenida Central. Inspirada nas ruas largas da capital francesa, não por acaso a versão carioca começa (ou termina) em um grande obelisco, assim como a Champs-Elysée.

6. Chafariz da Praça Mahatma Gandhi – Originalmente instalado na Praça da Bandeira, foi feito na fundição Val D’Osne, empresa que produziu inúmeros monumentos de Paris, entre eles as rebuscadas entradas do metrô e estátuas espalhadas pela capital francesa.

7. Praça Paris – Foi desenhada em 1926, pelo arquiteto e urbanista Alfredo Agache, que procurou reproduzir o traçado dos jardins parisienses, com fontes e árvores cuidadosamente podadas.

8. Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória – Com colunas gregas na fachada, é outra amostra da arquitetura neoclássica, desta vez inspirada na Igreja de la Madeleine.

Continua após a publicidade
Arte: Camilla Di Martino
Arte: Camilla Di Martino ()

9. Pórtico da Academia Imperial de Belas-Artes – Única parte remanescente do prédio idealizado pelo arquiteto francês Grandjean de Montigny, o frontão segue o estilo do portal do Institut de France. Está instalado no Jardim Botânico.

Arte: Camilla Di Martino
Arte: Camilla Di Martino ()

10. Jardins do Palácio Imperial na Quinta da Boa Vista – Criados pelo paisagista Auguste François Marie Glaziou no século XIX, reproduzem elementos encontrados em correlatos parisienses como o Jardim de Luxemburgo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.