Operação Verão dos Bombeiros conta com drones e novos barcos infláveis
Em evento na orla de Copacabana, corporação mostra como está pronta para atuar em salvamentos marítimos e na resposta a desastres causados pelas chuvas
A temporada mais quente do ano nas praias do Rio já começou para o Corpo de Bombeiros do Rio, que lançou a Operação Verão 2024/2025 neste domingo (1º), na orla de Copacabana. Em um evento aberto ao público, os militares e agentes deram uma amostra de como estão prontos para atuar em salvamentos marítimos e na resposta a desastres causados pelas chuvas características desta época do ano.
+ Como vai funcionar a Operação Verão na Prainha e em Grumari
No evento, a população conferiu de perto as embarcações recém-adquiridas pelo governo do Estado para reforçar os trabalhos, as novas tecnologias que serão empregadas na busca por vítimas, além de equipamentos especializados para resgates em emergências. Também foi uma oportunidade para interagir com os cães farejadores da corporação, participar de oficinas de primeiros-socorros e receber instruções de saúde e orientações de prevenção a tragédias, com demonstração do toque das sirenes de alerta de risco. Além de assistir a uma demonstração profissional de salvamento no mar, que contou com barcos infláveis, lanchas, motos-aquáticas e duas aeronaves.
“Trabalhamos de forma integrada, sempre em busca de novas tecnologias e recursos para aprimorar nossa atuação. Já investimos cerca de R$ 1 bilhão na corporação, viabilizando diversas ferramentas para a prevenção, gestão de riscos e respostas a desastres”, disse o governador Cláudio Castro. Neste verão, o Corpo de Bombeiros vai contar com dois drones novos, com megafone, farol de busca com precisão de 900 metros e capacidade de voo em condições adversas, com chuva. As praias também estão mais seguras com o reforço de 43 novos barcos infláveis de última geração, importados da Europa, que são mais estáveis, leves, ágeis, resistentes e extremamente eficientes, mesmo em dias de mares mais agitados.
+ Plano Verão da prefeitura inclui obras para evitar enchentes na cidade
A corporação também vai apostar na implantação, durante toda a estação, do serviço de médicos nas motos-aquáticas, para garantir um atendimento ainda mais rápido a banhistas que necessitem de socorro especializado. “Nossa missão é salvar. A qualquer hora, em qualquer tempo, em qualquer mar”, disse o coronel Tarciso Salles, secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, que idealizou e acompanhou de perto todo o evento de domingo (1º). Só no ano passado, foram realizados mais de 12.600 salvamentos nesta época do ano, sendo cerca de 8 mil socorros só na capital.
Praia para Todos
O projeto Praia Para Todos, que ao longo de 17 anos garante acessibilidade a pessoas com deficiência de mobilidade a tudo de bom que o mar e a area podem proporcionar, retorna à orla carioca no próximo sábado, dia 7 de dezembro . Criado e organizado pelo Instituto Novo Ser, o projeto promove atividades aos sábados e domingos, das 9h às 14h, nas praias da Barra (Posto 3), de Copacabana (entre os Postos 5 e 6), do Recreio (entre os Postos 10 e 11), do Flamengo (Posto 3), de Ipanema (Posto 10) e na Praia do Saco, em Mangaratiba.
As atividades gratuitas incluem banho de mar, banho de sol, piscina infantil, frescobol adaptado, vôlei sentado, surf adaptado, standup adaptado e Handbike. Entre fisioterapeutas, professores de educação física, terapeutas ocupacionais e voluntários, a edição atual contará com 150 pessoas envolvidas direta ou indiretamente. A iniciativa é uma oportunidade de sensibilizar a sociedade sobre a causa da inclusão de pessoas com deficiência, ajudando a combater vieses inconscientes e capacitistas.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Voluntários podem se inscrever pelo site: https://www.novoser.org.br/projeto_ppt.html. Os participantes não precisam realizar inscrição prévia para as atividades, basta comparecer a um dos pontos.nos dias e horários de funcionamento.