Arte na paisagem
Projeto OiR espalha obras monumentais de seis artistas por áreas públicas da cidade
Às vésperas da segunda ArtRio, feira internacional que começa no próximo dia 13 no Píer Mauá, outro evento de grande porte promete agitar a programação da cidade. A partir de sexta (7), conhecidas paisagens cariocas serão transformadas pela presença de criações monumentais dos seis artistas reunidos na OiR ? uma abreviação de “Outras Ideias para o Rio” e, claro, uma brincadeira com o nome da capital fluminense. Planejado para ser realizado de dois em dois anos até 2016, o projeto de exposição em áreas públicas tem curadoria de Marcello Dantas.
Conhecido por obras já exibidas na França, na Inglaterra e nos Estados Unidos, além da sua Espanha natal, Jaume Plensa desenvolveu uma enorme cabeça, de 12 metros de altura, que flutuará na Enseada de Botafogo. O americano Robert Morris, veterano de 82 anos, idealizou um labirinto triangular de vidro, aberto à visitação, que será instalado na Cinelândia. Outro penetrável, o domo de argila concebido pelo inglês Andy Goldsworthy ficará perto do Centro Cultural da Acão da Cidadania, no Cais do Porto. Único brasileiro convocado, Henrique Oliveira desenvolveu para o Parque de Madureira a escultura de madeira pela qual o espectador também vai poder passear. A peça guarda grande afinidade com outra, do mesmo autor, exposta na 29ª Bienal de São Paulo há dois anos. Esses trabalhos podem ser admirados até 2 de novembro, em qualquer horário. Já a instalação audiovisual do japonês Ryoji Ikeda, no Arpoador, será montada apenas de sexta (7) a domingo (9), das 19h às 22h. Por fim, imagens do inglês Brian Eno serão projetadas sobre os Arcos da Lapa de 19 a 21 de outubro.
OiR ? Outras Ideias para o Rio. Confira os endereços em https://www.oir.art.br. Ryoiji Ikeda: sexta (7) a domingo (9), 19h às 22h. Robert Morris, Andy Goldsworthy, Jaume Plensa e Henrique Oliveira: sexta (7) a 2 de novembro. Brian Eno: 19 a 21 de outubro.